top of page

BOCA MALDITA - O Blog do Paraná



Psol rejeita PT e PCdoB

O diretório estadual do Psol, em reunião sábado (25), rejeitou por unanimidade as coligações com PT e PCdoB nas eleições municipais de outubro no Paraná. Um relatório com a posição e justificativas será enviado ao diretório nacional, que vai analisar a questão nos dias 29 e 30 de julho. Até lá, as alianças com petistas e comunistas estão suspensas. Em Curitiba, o Psol terá candidatura própria com a ativista Xênia Mello.


Rejeita II

O Psol tem uma resolução de âmbito nacional que libera alianças com PCB e PSTU e proíbe coligações com PSDB, DEM, PMDB, PR, PRB, PTB, PSD, PPS, PSC, SD e PP. As demais coligações serão analisadas caso a caso pelo diretório nacional. Segundo a mesma resolução, cabe aos diretórios estaduais receberem os pedidos de coligação e enviarem eles para o Diretório Nacional, se posicionando sobre os pedidos.


Sinalização

Mais 40 cidades terão obras de sinalização viária. Ontem (29) o governador Beto Richa recebeu os prefeitos e autorizou as obras que serão executadas pelo Detran-PR num investimento de R$ 6,8 milhões.


Inferno astral...

... de advogado de Gleisi continua. O Gaeco prendeu ontem o advogado Sacha Reck, ex-sócio de Guilherme Gonçalves, preso pela Operação Custo Brasil no sábado, 25. Nesta etapa o órgão investiga fraudes nos sistemas de concessões municipais de transporte coletivo com atenção especial para as cidades de Guarapuava e Curitiba.


PB solto

O ministro Dias Toffoli, do STF, revogou ontem a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo (PT), detido quinta-feira (23), na Operação Custo Brasil, que investiga desvios do Ministério do Planejamento. A decisão foi uma resposta da reclamação feita pelo advogado do petista, Juliano Breda, junto ao tribunal.


Bolsonaro fora?

Pode ser que sim, pode ser que não. O Conselho de Ética da Câmara instaurou terça (28) processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A representação do PV o acusa de ter dedicado seu voto, a favor do impeachment de Dilma (PT), ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador durante a ditadura militar.


Afinando o discurso

O PDT do Paraná realiza sábado (02 de julho), às 9h, em Ponta Grossa, encontro estadual com a presença do presidente do partido, ex-senador Osmar Dias, deputados, prefeitos e demais lideranças. Segundo o líder da legenda na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Luersen, o objetivo é reunir filiados, dirigentes, vereadores, pré-candidatos e demais lideranças para discutir a preparação para as eleições municipais de outubro.


Fora do ar

Como a coluna já havia antecipado, a partir de hoje (30), as emissoras de rádio e televisão não poderão transmitir programas que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições deste ano. A data está prevista no calendário eleitoral, aprovado por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral.

Novo regimento interno

Os deputados encerraram ontem (28), a apreciação das 122 emendas do novo Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Desde o início da análise do projeto, o presidente Ademar Traiano (PSDB) tinha como meta concluir a discussão no primeiro semestre. “É o final de toda essa discussão. Uma vez aprovadas todas as propostas de emendas ou alterações, teremos a elaboração definitiva do Regimento”, afirmou.


UPS I

Por falar em Traiano, o presidente da Assembleia Legislativa recebeu ontem a visita de vereadores de Cascavel, acompanhados do deputado Adelino Ribeiro (PSL). Eles pediram apoio para a cidade receber mais uma unidade do Paraná Seguro (UPS).


UPS II

Cascavel foi à primeira cidade do interior a receber uma UPS. A unidade deu resultados avaliados pela comunidade como muito bons. A nova unidade reivindicada pelos vereadores Romulo Quintino (1º secretário da Câmara), Nei Haveroth, Walmir Severgnini e João Paulo, já tem local para ser instalada.


Oposição

A pouco mais de três meses das eleições municipais, sete vereadores de quatro partidos criaram o bloco de oposição ao prefeito Gustavo Fruet (PDT), em Curitiba. São da Rede, PMN, PMDB e PSDB liderados por Jorge Bernardi (Rede).


Na Lapa

Faltando poucos dias para começarem as convenções, o ex-prefeito Paulo Furiati já garantiu apoio de cinco partidos em sua pré-candidatura para voltar à prefeitura da Lapa, na região metropolitana de Curitiba. Além da própria legenda, o PMDB, Furiati terá em seu arco de alianças PDT, PSB, PPS e PR. Ele já foi prefeito por dois mandatos: 2001-2004 e 2009-2012.


Entre aspas

“Nós temos duas alternativas dentro deste quadro de corrupção sistêmica. Podemos fazer como muitos querem, varrer isso debaixo para o tapete e esquecermos que temos este problema ou podemos enfrentá-los com instituições, com a opinião pública, com o apoio popular, com um desenvolvimento de uma nova cultura no âmbito da iniciativa privada e empresarial”, do o juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato.


Sequestrar Lula

"Pensei: se a gente formar um grupo de juristas, a gente pode pegar o Lula e entregar numa embaixada. À luz de uma prisão arbitrária, um ato de solidariedade particular pode ir até esse limite. Proteger uma pessoa de uma ilegalidade é um direito". Do ex-ministro e pré-candidato a Presidência em 2018, Ciro Gomes (PDT), ao divagar sobre uma possível prisão do ex-presidente Lula (PT).


Fora do ar

A partir das 18 horas de quinta-feira (30), a prefeitura de Curitiba deixará de publicar conteúdo noticioso em sua página na internet e também retirará do ar suas páginas em redes sociais. A medida visa atender à legislação eleitoral que estabelece uma série de restrições para a divulgação de atos do poder público durante o período eleitoral.


Contra o pedágio

O deputado Paranhos (PSC) participou ontem (28) de mais uma reunião da Frente Parlamentar contra a Prorrogação dos Contratos do Pedágio no Paraná. "Na pauta as novas audiências públicas e nossa emenda que inclui no PL contra o pedágio também as novas concessões", disse ele, em sua página no Facebook.

Temer no Paraná

O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) estará no Paraná nesta terça-feira (28). Ele participa ao lado do governador Beto Richa (PSDB), da inauguração da fábrica de celulose e papel que a Klabin instalou em Ortigueira, na região dos Campos Gerais. Esta será a primeira visita o Estado, após o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), alvo de um processo de impeachment no Congresso Nacional.


Klabin

A unidade da empresa, que conta com apoio do Governo do Estado através de incentivos fiscais, tem capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose. O investimento, de R$ 8,5 bilhões, criou 1,4 mil empregos diretos e indiretos na região e é considerado o maior da história do Paraná.


União da Vitória

O empresário Santin Roveda (PR) já conta com apoio do PMDB e PV na disputa da prefeitura de União da Vitória. Roveda, pré-candidato a prefeito, terá uma reunião nesta terça (28), com os presidentes e pré-candidatos a vereador dos partidos.


Sérgio Moro

A jornalista Joice Hasselmann lança amanhã, em Curitiba, o livro “Sergio Moro”- A história do homem por trás da operação que mudou o Brasil. O ato, a partir das 19h30, será na livraria da Villa, no Shopping Pátio Batel.


Produção rural

O deputado Chico Brasileiro (PSD) discutiu, na última semana, projetos e necessidades dos produtores rurais da região de Foz do Iguaçu. “Muito obrigado a todos, em especial a direção do Sindicato Rural, pela acolhida. Seguiremos trabalhando para fortalecer a cadeia produtiva dos alimentos”, disse.


Troca-troca?

O lançamento da pré-candidatura da enfermeira Rosane Ferreira (PV) a prefeita de Araucária no domingo (26), reunindo PT, PR, PP e o PMDB, gerou especulações ontem em Curitiba. A presença de Roberto Requião no ato motivou o boato de que o PV deve abandonar Gustavo Fruet (PT) e apoiar o filho do senador, Requião Filho na capital. A propósito, Requiãozinho também esteve em Araucária.


Liberal

O presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson Ramon, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, falou ontem (27) na Assembleia Legislativa, em defesa da livre iniciativa, liberdade econômica e de um Estado mais enxuto. A presença de Ramon foi agendada pelo deputado Ney Leprevost (PSD).


'Show' da prisão

Quatro dias após a prisão de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) voltou ontem ao Senado. Em discurso no plenário, a petista criticou a ação da Polícia Federal, que classificou como midiática, e disse que irá lutar pela “restauração da dignidade e do nome” de seu companheiro.


Sem CPMF

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga esta semana pesquisa apontando que 73% da população rejeita a volta do tributo. Para 70% ele é injusto, pois afeta a todos independentemente da renda.


Sem CPMF II

Os dados, adiantados por Vera Magalhães, na Veja, mostra que 59% dos brasileiros dizem que a CPMF é inflacionária. A CNI entrevistou 2.002 pessoas em 143 municípios.

Eleições municipais

Esta semana começa a valer de fato o calendário para partidos e candidatos às eleições de outubro próximo. A partir do dia 30 (quinta-feira), ficam proibidas as emissoras de rádio e tevê de veicularem programas tendo pré-candidatos como âncoras ou comentaristas.


A propaganda partidária gratuita deixa de ser veiculada dia 1º de julho (sexta-feira). No dia 5 de julho começa a contar o prazo de 15 dias para os postulantes a cargo eletivo realizar propaganda intrapartidária com vistas à indicação de seu nome. Este ítem abre, na prática, uma brecha para campanha extemporânea, inclusive com carros de som nas ruas, para os pré-candidatos convencerem os convencionais.


Candidaturas

As convenções, quando os partidos definem os candidatos a prefeito e vereador e números de urna, começam dia 20 a serem enviados ao Tribunal Reregional Eleitoral (TRE). O prazo vai até 05 de agosto. Todo o calendário está disponível no site www.tse.jus.br.


Pré-candidatura

A deputada estadual Maria Victoria (PP) lança a pré-candidatura a prefeita de Curitiba nesta segunda-feira (17), às 19h, na Casa Lia Eventos, próxima ao Museu Oscar Niemeyer. Maria Victoria, 24 anos, é filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), e da vice-governadora, Cida Borghetti (PP).


Câmara devolve

A Câmara de Curitiba vai devolver hoje (27), à prefeitura, os recursos do Fundo Especial da Câmara (FEC), que vinham sendo economizados desde 2009. O saldo é superior a R$ 58,4 milhões.


Financiamento público

Os pré-candidatos da oposição já denunciaram a iniciativa da Câmara, uma vez que os recursos poderão ser usados livremente pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT). "É, na prática, um financiamento público de campanha antecipada", afirmou o ex-prefeito Rafael Greca, que vai disputar o pleito pelo PMN.


PT abandona

Mal acabou de ser preso, em nova fase da Operação Lava Jato, e o ex-ministro Paulo Bernardo (Comunicação) foi abandonado pelo seu partido, o PT. Ele e a esposa, a senadora Gleisi Hoffmann (PT), como já circulou em alguns blogs da capital no final de semana.


Abandona II

Ontem a coluna Painel da Folha de S.Paulo confirmou o abandono. O PT dará suporte a PB dizendo que sua prisão foi um exagero, mas não entrará de cabeça em sua defesa. Para dirigentes, o ex-ministro agia em benefício eleitoral próprio, não da sigla.


Ovacionado

O juiz federal Sergio Moro foi ovacionado pelo público durante o show da banda Capital Inicial em Curitiba, na noite de sábado, 25. O vídeo com aplausos viralizou ontem (26) nas redes sociais.


Mais greve...

... nas escolas. “Deliberamos pelo estado de greve a partir deste momento e um conjunto de ações que vão desencadear em uma paralisação no dia 30 de agosto, com ato regional em Curitiba e atos em várias outras cidades do estado. Não aceitaremos qualquer retrocesso”. Do presidente da APP Sindicato, Hermes Leão.


PB achou divertido?

“É obrigatório ter um japonês na equipe?” A pergunta, com relativo bom humor, foi dirigida pelo ex-ministro Paulo Bernardo (Comunicação) aos policiais no momento em que foi preso no apartamento funcional do Senado, que ele mora com a mulher, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) e filhos, em Brasília. Talvez porque PB já esperasse a medida e como havia um nipônico no grupo de agentes no momento, anotou Vera Magalhães, na Veja.


Real em Real

De acordo com as investigações, que levaram a prisão de PB, o esquema desviava recurso de servidores públicos que usaram o crédito consignado, de 2010 a 2015, em contratos ligados ao Ministério do Planejamento. Cada um deveria pagar R$ 0,30 mês, pelo gerenciamento e controle à Consist, mas acabaram arcando irregularmente com R$ 1,25. O montante desviado é de R$ 100 milhões.


"Desnecessária"

No twitter, o senador Roberto Requião (PMDB) disse que a prisão do ex-ministro é “desnecessária” e serve para “constranger a defesa da soberania do Brasil no impeachment”. “Não serei eu a defender Paulo Bernardo, mas sua prisão desnecessária destina-se a constranger a defesa da soberania do Brasil no impeachment”.


Temer confirma

O presidente Michel Temer aceitou o convite do governador Beto Richa e confirmou a visita ao Paraná na terça (28). Temer e Richa vão participar da inauguração da fábrica da Klabin em Ortigueira nos Campos Gerais. A unidade é o maior investimento privado, na ordem de R$ 8,5 bilhões, na história do Estado.


Liberdade de expressão

“O dever da imprensa não pode ser cerceado de maneira nenhuma”. Da ministra do STF Cármen Lúcia ontem (24), em referência às 48 ações coordenadas de juízes paranaenses contra jornalistas da “Gazeta do Povo”. A gravidade do caso se dá, segundo ela, no fato de as ações “tentarem criar um direito à privacidade no espaço público”.


Com Moro

Já nas mãos do juiz federal Sérgio Moro os materiais dos inquéritos que investigam um sítio em Atibaia e um triplex no Guarujá, ambos em São Paulo. Os imóveis têm a propriedade questionada na Justiça. Investigadores buscam indícios de ambos pertencem ao ex-presidente Lula (PT), que teria ocultado os patrimônios.


R$ 66 milhões

Este é o montante que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que o Ministério está liberando em emendas individuais de parlamentares paranaenses. Os recursos serão utilizados para custeio e investimentos em todas as regiões do Estado.


Presidente de fato

Desde que o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi afastado pelo STF em 5 de maio, o deputado paranaense Fernando Giacobo (PR) protagoniza os trabalhos legislativos. Segundo vice-presidente, Giacobo presidiu nada menos que 30 das 33 discussões ocorridas desde então.


Que crise?

Nos próximos dois anos, oito shoppings centers serão inaugurados ou serão construídos no Paraná. Ainda que o cenário econômico desfavorável tenha atrasado alguns empreendimentos, os empresários mantêm os projetos em diversas cidades. As estruturas serão em Curitiba (dois), Umuarama, Campo Largo, Paranaguá, Guarapuava, Cascavel.

Custo pedágio

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, apresenta nesta quinta-feira (23), a partir das 18h30, o resultado de uma análise técnica sobre o pedágio rodoviário do Paraná. Consultores especializados foram contratados e por 300 horas fizeram uma detalhada e minuciosa leitura dos balanços do pedágio, principalmente do Lote 3 do Anel de Integração Rodoviário.


Inauguração

Dilvo apresenta as informações a empresários, diretores e associados da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic). O ato será a primeira atividade na nova Sala Paraná da entidade, localizada no Edifício Rui Barbosa, 1802.


Golpe no pedágio

"Acabamos de dar um duro golpe nos defensores da prorrogação dos contratos do pedágio. Aprovamos uma lei na Assembleia que impede que o futuro do pedágio seja definido apenas entre concessionárias e governo”, do deputado Chico Brasileiro (PSD). “Esta é a primeira vitória da Frente Conta Renovação. A luta continua até a vitória final!”, completou.


Arnaldo Busato

O ex-deputado estadual e federal e ex-secretário de estado ganhou uma homenagem ontem na Assembleia Legislativa. Arnaldo Busato é como foi denominada a sala de reuniões anexa ao Plenário. O espaço é onde são realizadas reuniões de comissões técnicas e recepcionadas autoridades que visitam o Legislativo.


Vaquinha

A equipe de Dilma Rousseff está preparando uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para arcar com os custos das viagens dela pelo Brasil. A conta das viagens tinha sido repassada ao PT, mas estava salgada para o partido.


Vaquinha II

Dilma viaja com pelo menos dez assessores, entre médico, jornalistas, fotógrafo e seguranças. Até agora, a legenda pagou apenas uma viagem dela, há duas semanas, para um encontro com intelectuais em Campinas, segundo anotou Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.


Pesquisa em Londrina

O Instituto Multicultural deve divulgar hoje (22), pesquisa de intenção de voto para prefeito e vereador em Londrina. O instituto registrou a pesquisa quinta (16) - número PR-01069/2016 no TSE - e fez seu levantamento entre os dias 17 e 20 de junho com 640 entrevistados.


Pesquisa II

No questionário, o eleitor avaliou ainda o governo do presidente Michel Temer (PMDB) e opinou sobre o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) não está na lista dos pré-candidatos, mas há duas perguntas: se o eleitor considera o voto em candidato que representa a continuidade do governo e se o apoio do prefeito a determinado candidato influencia na decisão do voto.


Menos salgada

A tarifa residencial da Copel terá redução de 14,3% a partir do dia 24 de junho, conforme a revisão tarifária da companhia, definida nesta terça-feira (21). O índice de redução beneficia todos os consumidores, mas varia de acordo com a classe de tarifa. Na média, a tarifa da Copel vai ficar 12,87% mais barata, considerando clientes industriais, comerciais e residenciais.


Fico!

O presidente afastado por decisão do STF, da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse ontem em entrevista coletiva que não vai renunciar ao cargo.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page