Brasil: CAI MAIS UM MINISTRO DE TEMER, APÓS TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL ROMPER RELAÇÕES COM O BRASIL
- nossavozfoz
- 31 de mai. de 2016
- 1 min de leitura

Fabiano Silveira, agora ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controle do governo do presidente interino Michel Temer (PMDB), deixou o cargo nesta segunda-feira (30). A queda de mais um ministro de Temer se deu após inúmeras reações públicas com a revelação de gravações com críticas de Silveira a Operação Lava Jato.
Uma das reações mais expressivas contra Silveira, foi da organização Transparência Internacional que chegou a anunciar a suspensão de diálogo com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) do Brasil até que “uma apuração plena seja realizada e um novo ministro com experiência adequada na luta contra a corrupção seja nomeado”.
“É decepcionante que o ministro encarregado da transparência esteja agora sob suspeita, como parte de uma operação abafa”, disse Alejandro Salas, diretor para as Américas da Transparência Internacional. A organização ainda escreveu, em nota, que “o governo deve garantir que quaisquer membros do ministério envolvidos em corrupção ou trabalhando contra o curso das investigações sejam exonerados”.
O ex-ministro da pasta, Fabiano Silveira, foi flagrado em áudios orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a se defenderem na Operação Lava Jato. Ele foi indicado por Renan Calheiros e o Planalto.
A parceria entre a CGU e a Transparência Brasil abrangia três frentes de trabalho, uma delas envolvia a participação na elaboração de propostas para a parceria internacional de Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).
(Com Agências)
Comments