Tríplice Fronteira: HÁ 43 ANOS, ASSINATURA DO TRATADO DE ITAIPU RESOLVIA QUESTÃO FRONTEIRIÇA DE DOIS
- nossavozfoz
- 27 de abr. de 2016
- 1 min de leitura

Alfredo Stroessner e Médici assinavam o Tratado de Itaipu, em 1973
Há 43 anos era assinado o Tratado de Itaipu, um instrumento legal que resolvia, por meio da diplomacia e união de forças, uma questão de fronteiras que perdurava por mais de dois séculos. O documento foi assinado em 26 de abril de 1973, pelos presidente do Brasil, Emílio Garrastazu Médici, e do Paraguai, Alfredo Stroessner.
Pelo tratado, os dois países fariam o aproveitamento dos recursos hídricos do Rio Paraná "desde e inclusive o Salto Grande de Sete Quedas ou Salto de Guaíra até a Foz do Rio Iguaçu", definição já prevista na assinatura da Ata de Itaipu, em junho de 1966.
Em 1750, Portugal e Espanha assinaram o Tratado da Permuta definindo os contornos fronteiriços das então colônias. O texto, porém, era impreciso ao determinar os limites entre os territórios na margem direita do Rio Paraná. A melhor forma de resolver a questão seria pela diplomacia.
A união de forças entre Brasil e Paraguai criou a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, constituída em 1974. O resultado, 43 anos depois, é uma geração acumulada de 2.345.889.274 MWh que permitiu o desenvolvimento dos dois países.
(Com JIE)
Kommentare