Foz do Iguaçu: TCU MOSTRA FOZ EM VÍDEO SOBRE DESAFIOS NAS FRONTEIRAS
- nossavozfoz
- 13 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

A série de reportagens #EuFiscalizo, produzida pela TCU TV, exibe Foz do Iguaçu no episódio Fronteiras do Brasil. Imagens e entrevistas gravadas na cidade compõem um documentário de 28 minutos em que são abordados os desafios e as dificuldades na faixa de fronteira brasileira.
A reportagem revela como é a vida nessas cidades, desde a simplicidade de cruzar de uma para outra até os problemas que isso ocasiona, a exemplo da dificuldade na fiscalização e no controle de acesso de pessoas, contrabando e drogas.
O TCU aponta a falta de uma política nacional específica para regiões de fronteira. Segundo o ministro Augusto Nardes, isso ocasiona perdas ao país. "Perdemos em termos de segurança, perdemos em termos de sanidade e perdemos em termos ambientais quando não há uma política integrada", disse.
Especificamente em relação às perdas com o contrabando, o ministro ressalta que o Tesouro Nacional brasileiro deixa de arrecadar R$ 100 bilhões por ano.
Cigarros - O presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), sediado em Foz do Iguaçu, Luciano Barros, informa que somente o contrabando de cigarros movimenta cerca de R$ 6 bilhões anualmente nas fronteiras. Para ele, "o problema do tráfico e do contrabando não é um problema inicial da Justiça ou dos órgãos de segurança. Ele é, primeiramente, econômico".
De acordo com levantamento do instituto, apenas 29% da população economicamente ativa de Foz do Iguaçu teria emprego formal.
Saúde - A dificuldade de combater doenças como as provocadas pelo Aedes aegypti também é mencionada no vídeo. Um exemplo é a presença do zika vírus em 11 dos 15 países da América do Sul, com estimativa de que três milhões de pessoas devam ser infectadas nos próximos meses nas regiões de fronteira, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde.
Laboratório - Na ausência de uma política pública fronteiriça, alguns órgãos desenvolvem suas iniciativas. A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, propõe o Projeto Fronteira Laboratório. O inspetor-chefe da PRF em Foz, Luís Antônio Gênova, explica que "as fronteiras deveriam funcionar como uma espécie de laboratório, que recebesse policiais por um ou dois meses, para eles entendessem como ocorre a entrada de ilícitos no Brasil e, retornando ao seu estado, pudessem agir com mais presteza".
Turismo - O estímulo ao turismo é apontado como uma forma de desenvolver as regiões de fronteira. Em Foz do Iguaçu, um dos repórteres que conduziram a reportagem, Pedro Lucena, faz sua passagem no Marco das Três Fronteiras e destaca a proposta do Complexo Turístico Marco das Américas de transformar a região aliando preservação ambiental a fatores históricos, com visitação aberta ao público.
Para assistir ao programa #EuFiscalizo - Fronteiras do Brasil, acesse http://goo.gl/hWs9Jj
(Com H2FOZ)
Comments