Brasil: MORO INTIMA LULA PARA DEPOR COMO TESTEMUNHA DE AMIGO PRESO NA LAVA JATO - Ex-presidente foi
- nossavozfoz
- 11 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

Foto de Lula e Bumlai apreendida pela Polícia Federal, nas buscas feitas em endereços do pecuarista, em novembro
O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, marcou para o dia 14 de março às 9h30 depoimento do ex-presidente Lula como testemunha de defesa do pecuarista José Carlos Bumlai – réu em ação penal por corrupção e gestão fraudulenta de instituição financeira.
Bumlai e Lula são amigos desde 2002. O pecuarista foi preso em 24 de novembro na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato.
Lula vai depor por videoconferência, ou seja, ele não vai ficar frente a frente com o magistrado da Lava Jato. Para agilizar os processos sob sua tutela, Moro tem realizado rotineiramente audiências por videoconferência.
Bumlai admitiu à Polícia Federal ter tomado empréstimo de R$ 12 milhões em outubro de 2004 no Banco Schahin. Ele afirmou que o destinatário de todo o dinheiro foi o PT. Na ocasião, o partido estava com dificuldades de caixa, devendo para fornecedores da campanha que elegeu Lula presidente dois anos antes.
A PF e o Ministério Público Federal sustentam que em troca do “socorro” financeiro para o PT, o Grupo Schahin foi beneficiado com um contrato de operação do navio-sonda Vitória 10000, sem licitação, ao preço de US$ 1,6 bilhão.
(Com Estadão)
Comments