top of page
Buscar

Foz do Iguaçu: ESTRATÉGIAS COMBATE A DENGUE - Grande mutirão; convocação de novos agentes de endemia

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 2 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura

O Prefeito Reni Pereira esteve em reunião na tarde desta segunda-feira (01) com o Secretário Municipal da Saúde, Gilber Ribeiro, o Coordenador Geral do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) André Leandro, a Diretora de Vigilância em Saúde Ariana Aline Stumpf e demais autoridades, para definir ações da Mobilização contra a Dengue.


O município irá preparar um grande mutirão de limpeza que deve ocorrer depois do Carnaval. Além de contar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) o mutirão também receberá o apoio de todas as secretarias municipais e com a colaboração dos presidentes de bairros.


Um ofício foi enviado ao Exército Brasileiro, solicitando o apoio de 100 homens e 30 veículos por um período de 10 dias.“Toda a estrutura pública deverá ser mobilizada, faremos também duas ou mais reuniões por semana com o comitê da dengue para o planejamento e acompanhamento das ações”, salientou o prefeito.


Foi publicado também no Diário Oficial do município desta segunda feira (01), a convocação dos 64 agentes de endemias que participaram do processo seletivo em 2015. “Ressalta – se que este é um momento que nós esperávamos há muito tempo, os aprovados no concurso que foi executado em 2015, os agentes de endemias passarão agora por um exame médico e apresentação de documentos. Tão logo estejam habilitados serão inseridos na rotina de serviço”, explicou André.


As UBSs estão colocando em prática o protocolo definido em Foz para atendimento das vítimas do mosquito Aedes Aegypti. Casos classificados como leves são atendidos na própria unidade básica; gravidade média, direcionados para a UPA 24h João Samek, e situações mais graves com a presença de sangramento, encaminhados via SAMU ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck.


“Os profissionais que trabalham nas unidades básicas estão recebendo reforço das orientações, participando de uma capacitação e estão preparados para receber, orientar e, se necessário, encaminhar o paciente ao local correto para garantir assistência”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Gilber Ribeiro.


Na ocasião Dr Gilber, afirmou a reabertura da ala para o atendimento aos pacientes com dengue, do Hospital Municipal. “Hoje estivemos em reunião pela manhã com alguns membros da comissão e com o coordenador do Fundo Municipal da Saúde, onde ficou definido um repasse no valor de 200 mil reais para que a ala específica para cuidar dos pacientes com dengue seja reestruturada. A ala deve ficar sob a custódia da Fundação Municipal da Saúde e a disposição da Vigilância Sanitária em Saúde”.


A ala que fica no Hospital Municipal, inicialmente deverá ter 20 leitos e de acordo com Gilber, tem o prazo máximo de 10 dias para entrar em funcionamento.


O município aderiu à campanha nacional denominada “Dia D”, marcada para o próximo dia 4 de fevereiro pelo Ministério da Saúde. As Forças Armadas devem apoiar as ações em 356 cidades com o esforço de 220 mil militares.

A Secretaria Municipal da Saúde também promoverá no próximo sábado (06), a campanha Hora H, de combate ao Aedes Aegypti. A iniciativa pretende estimular todos os moradores a dedicar 10 minutos de seu tempo para fiscalizar suas próprias residências ou empresas, eliminando recipientes que acumulem água e possam tornar-se criadouro do mosquito da dengue, zika e chikungunya. A ação está marcada para as 10h. A Campanha Hora H ocorrerá simultaneamente em todos os municípios do Paraná, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e sociedade civil organizada.


Segundo o Coordenador do CCZ, André Leandro, o município solicitou a Secretaria Estadual de Saúde à liberação do carro fumacê. “Somando os casos de agosto de 2015 até hoje, a cidade ingressou em um período de epidemia, e isso ressalta a necessidade de alerta e envolvimento de todos os seguimentos públicos e privados e da sociedade como um todo”. “Temos hoje uma necessidade imediata de intensificação das ações para impedir a proliferação da doença e salvar vidas, esse é o objetivo maior das nossas campanhas” concluiu.

(Com AMN)

 
 
 

ความคิดเห็น


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page