Paraná: MELHORES DO ANO DO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL DESTACA PARANAENSES - Ana Sátila, de Foz do Igu
- nossavozfoz
- 17 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Ana Sátila (foto), Cassio Rippel e Amanda Kunkel, foram homenageados na 17º edição do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB)
Três atletas paranaenses, em diferentes estágios da carreira, foram homenageados nesta terça-feira (16), no Rio de Janeiro, na 17º edição do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em reconhecimento aos destaques do esporte brasileiro em 2015, em cada modalidade esportiva. Ana Sátila, de Foz do Iguaçu, é federada no Paraná, foi eleita a melhor atleta do ano na canoagem slalom, prova em que tem se destacando mundialmente. Com um ouro (C1) e uma prata (K1) no Pan de Toronto, Ana Satila foi também, com apenas 16 anos, a mais jovem atleta da delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e busca agora se garantir na Rio 2016. Outro destaque paranaense no Prêmio Brasil Olímpico foi a ciclista Amanda Kunkel, de apenas 13 anos. Após conquistar três medalhas de ouro nos Jogos Escolares da Juventude, etapa para estudantes de 12 a 14 anos, realizados pelo COB em Fortaleza, em setembro, a estudante do Colégio Estadual Tomaz Edison de Andrade Vieira, de Maringá, foi eleita a melhor atleta do País nesta categoria, ao lado do judoca Leonardo Santana.
Atleta de Ponta Grossa, e que atualmente mora em Campinas (SP) – com vaga garantida nas Olimpíadas Rio 2016 – Cassio Rippel foi eleito o melhor do ano no tiro esportivo. O passaporte para as Olimpíadas foi conquistado com a medalha de ouro na prova de carabina deitado 50m nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico contou ainda com uma homenagem aos medalhistas brasileiros dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 e aos melhores em 49 modalidades esportivas. Estiveram presentes à cerimônia, o presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o ministro do Esporte, George Hilton; presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, padrinhos e madrinhas do Time Brasil, entre outras personalidades. A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas (ou duplas) que receberam o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Cada fã pôde votar uma vez em seu atleta preferido. A votação do Atleta da Torcida foi realizada exclusivamente através do Facebook, em enquete publicada na página facebook.com/timebrasil e no site cob.org.br/pt/pbo. VALORES – Quinze anos depois de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, o catarinense Gustavo Kuerten recebeu no Prêmio Brasil Olímpico o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que perpetuam os valores do esporte olímpico.
(Com AEN)
Comentarios