Brasil: TSE DECIDE QUE POLÍCIA FEDERAL DEVE PROSSEGUIR COM INVESTIGAÇÃO DE CONTAS DA CAMPANHA DE DIL
- nossavozfoz
- 16 de dez. de 2015
- 1 min de leitura

Sem discussão, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou na noite desta terça-feira (15) um recurso contra decisão do ministro Gilmar Mendes de enviar para Polícia Federal e Ministério Público Federal pedido de investigação de eventuais crimes que possam ter ocorrido na campanha de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) em 2012.
A defesa de Dilma e Temer argumentava que a prestação de contas da petista e do vice-presidente, Michel Temer, foi aprovada com ressalvas e, portanto, não haveria mais justificativas para que o caso fosse reaberto pelo ministro.
Os recursos apresentados são os chamados "embargos de declaração", que contestam omissões, contradições ou obscuridades no acórdão (documento que resume as decisões tomadas durante o julgamento), mas foram rejeitados por unanimidade. Não houve debate na sessão.
A partir da manifestação de Gilmar Mendes, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar suspeitas de ilegalidades na campanha.
A presidente nega irregularidades em sua campanha presidencial. O PT também já informou ter recebido apenas doações legais durante a campanha.
Segundo informações somadas pelos técnicos do TSE, empresas sob suspeita de participar do esquema de corrupção da Petrobras doaram R$ 172 milhões ao PT entre 2010 e 2014.
Mendes aponta que parte desses valores suspeitos foram transferidos para a contabilidade da campanha de Dilma.
Tramitam atualmente no TSE quatro ações que questionam a prestação de contas da campanha da presidente e de seu vice à Presidência, todas movidas pelo oposicionista PSDB.
(Com Folhapress)
Comments