Foz do Iguaçu: PREFEITURA INICIA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE - Aplicação de inseticida e trabalho de ori
- nossavozfoz
- 1 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta segunda-feira (30), um grande mutirão contra a dengue. O trabalho envolve cerca de 400 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e de Combate à Endemias (ACEs). Além das ações de orientação e limpeza, 14 veículos vão fazer a aplicação de inseticida em toda a cidade.
O esforço é para reduzir o índice de mosquitos e criadouros, diminuindo o risco de epidemia no ano que vem. De Janeiro até agora, Foz do Iguaçu registrou 2.341 casos confirmados da doença.
O mutirão será desenvolvido simultaneamente até o dia 18 de Dezembro nos cinco Distritos Sanitários da cidade. O desafio é percorrer os 106 mil imóveis do município distribuídos em 3.613 quarteirões.
“Estamos contando com visitação em, no mínimo, 80% das residências e comércio levando em conta que muitas casas estarão fechadas, mas é um índice satisfatório”, explicou o chefe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), André de Souza Leandro.
Os ACEs iniciaram a fiscalização em terrenos baldios. São 11 mil em Foz. Para a tarefa, a SMSA disponibilizou 10 mil sacos de lixo e outros 20 mil estão sendo adquiridos. Já os ACSs serão responsáveis pela visita às casas e comércio, já que atuam nas comunidades e conhecem os moradores.
“É fundamental que a população permita a entrada dos ACSS, que poderão orientar as famílias sobre o trabalho de limpeza e remoção de criadouros do mosquito”, disse o coordenador de Educação em Saúde, Thiago Cavalcante.
Uma das casas visitadas hoje foi a da Dona Antônia da Silva, de 85 anos, na Vila C Nova. Na residência dela não foi encontrado nenhum foco do mosquito da dengue. “Ninguém da minha família pegou dengue porque sempre cuidamos da limpeza do quintal’, disse.
A maior parte dos focos de dengue é encontrada em reservatórios que poderiam facilmente ser eliminados, como vasos, copos e frascos com água, pratos, garrafas, recipientes plásticos, fontes ornamentais, latas, sucatas em pátios e ferros velhos e entulhos de construção depositados nos quintais de residências habitadas ou pátios de comércios em atividade.
Paralelo ao trabalho “formiguinha”, o CCZ vai espalhar inseticida pela cidade, matando os mosquitos adultos. “O Governo do Paraná, por meio da 9ª Regional da Saúde, enviou 12 carros para que possamos fazer esse trabalho que será desenvolvido sempre de manhã cedo e no fim da tarde”, explicou Leandro.
(Com AMN)
Комментарии