Foz do Iguaçu: PREFEITURA PROMOVE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - Parceria entre as Secretaria de Educaç
- nossavozfoz
- 26 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo, entre o período de 23 de novembro a 11 de dezembro o evento Saúde na Escola. O cronograma das atividades multidisciplinar começou neste dia 23 de novembro, no Centro de Convivência Clovis Cunha Viana, com a participação das Escolas Municipal Olavo Bilac, João Adão da Silva e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João de Aquino. O tema central é a “Alimentação Saudável”, com a realização de ações de práticas corporais e atividade física.
De acordo com a secretária municipal de Educação Lisiane Veeck Sosa o Programa Saúde na Escola (PSE) deve ampliar o cuidado com os estudantes e suas respectivas famílias. “Queremos fortalecer a integração e articulação entre os setores da saúde e da educação em nível local.
O objetivo é mobilizar nestas três semanas uma média de 8 mil alunos das escolas municipais, em cinco regiões de Foz. A meta, para o decorrer do ano 2016, é a participação de 100% das escolas municipais nas atividades do PSE, realizando atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação”.
O secretário municipal da Saúde Gilber da Trindade Ribeiro afirma que o cuidado antecipado é uma das melhores formas de evitar prejuízos futuros para as crianças. “Conseguimos identificar alguns problemas que podem ser orientados para os cuidados médicos necessários. Com o programa, temos uma ação de prevenção e podemos cuidar dos estudantes dentro da escola”, disse o secretário.
Segundo a coordenadora da equipe Cine Saúde, Andreisi Aline Rebello um circuito interativo é oferecido para os estudantes que integra os procedimentos: Avaliação do Estado Nutricional, Avaliação Antropométrica, Promoção de Segurança Alimentar e da Alimentação Adequada e Saudável, Promoção das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer, Saúde Ambiental, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde Ocular e Verificação da Situação Vacinal.
“As crianças fazem um cadastro com os dados pessoais; depois tem a sensibilização que é um túnel onde os alunos entram vendados e interagem por meio de dinâmicas; tem a avaliação da carteira de vacina; análise postural; acuidade visual; saúde bucal e o Cinema com os temas pertinentes por idade”, explicou a coordenadora.
A coordenadora do programa Construindo a Cidadania, da Secretaria da Educação, Marli Salete da Costa Silva falou sobre as ações com os alunos. “A parceria para as crianças é um ótimo ganho.
Os profissionais vão medir, pesar, sair com toda uma avaliação de equidade visual, de palestras sobre a saúde bucal, sobre o túnel da acessibilidade, sobre o trânsito, todo um encaminhamento bem didático e bem produtivo. Nós temos a convicção que teremos muitos ganhos com esta atividade”.
A aposentada Sonia Aparecida Floriano mora no bairro Santa Rita e tem 05 netos que estudam na rede municipal. Segundo ela é importante que os temas ligados à saúde possam ser trabalhados dentro das escolas. “Aqui eu vi as crianças serem atendidas por vários profissionais que repassam informações que nem em casa a gente consegue repassar para eles”.
O estudante Vinicius Silva, 09 anos da Escola Municipal João Adão da Silva estava eufórico com as atividades e com o aprendizado. “Eu aprendi muita coisa, temos sempre que lavar bem as mãos, escovar bem os dentes, não comer fritura e não tomar refrigerante”, disse.
As ações realizadas durante a Semana Saúde na Escola 2015, serão contabilizadas para o alcance das metas pactuadas no Termo de Compromisso de 2014. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o Programa Saúde na Escola estará no Centro Arnaldo Isidoro de Lima, das 08h até às 17h.
(Com AMN)
Commenti