top of page

Foz do Iguaçu: PREFEITURA PROMOVE PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - Parceria entre as Secretaria de Educaç

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 26 de nov. de 2015
  • 3 min de leitura

A Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo, entre o período de 23 de novembro a 11 de dezembro o evento Saúde na Escola. O cronograma das atividades multidisciplinar começou neste dia 23 de novembro, no Centro de Convivência Clovis Cunha Viana, com a participação das Escolas Municipal Olavo Bilac, João Adão da Silva e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João de Aquino. O tema central é a “Alimentação Saudável”, com a realização de ações de práticas corporais e atividade física.


De acordo com a secretária municipal de Educação Lisiane Veeck Sosa o Programa Saúde na Escola (PSE) deve ampliar o cuidado com os estudantes e suas respectivas famílias. “Queremos fortalecer a integração e articulação entre os setores da saúde e da educação em nível local.


O objetivo é mobilizar nestas três semanas uma média de 8 mil alunos das escolas municipais, em cinco regiões de Foz. A meta, para o decorrer do ano 2016, é a participação de 100% das escolas municipais nas atividades do PSE, realizando atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação”.


O secretário municipal da Saúde Gilber da Trindade Ribeiro afirma que o cuidado antecipado é uma das melhores formas de evitar prejuízos futuros para as crianças. “Conseguimos identificar alguns problemas que podem ser orientados para os cuidados médicos necessários. Com o programa, temos uma ação de prevenção e podemos cuidar dos estudantes dentro da escola”, disse o secretário.


Segundo a coordenadora da equipe Cine Saúde, Andreisi Aline Rebello um circuito interativo é oferecido para os estudantes que integra os procedimentos: Avaliação do Estado Nutricional, Avaliação Antropométrica, Promoção de Segurança Alimentar e da Alimentação Adequada e Saudável, Promoção das Práticas Corporais, Atividade Física e Lazer, Saúde Ambiental, Saúde Bucal, Saúde Mental, Saúde Ocular e Verificação da Situação Vacinal.


“As crianças fazem um cadastro com os dados pessoais; depois tem a sensibilização que é um túnel onde os alunos entram vendados e interagem por meio de dinâmicas; tem a avaliação da carteira de vacina; análise postural; acuidade visual; saúde bucal e o Cinema com os temas pertinentes por idade”, explicou a coordenadora.


A coordenadora do programa Construindo a Cidadania, da Secretaria da Educação, Marli Salete da Costa Silva falou sobre as ações com os alunos. “A parceria para as crianças é um ótimo ganho.


Os profissionais vão medir, pesar, sair com toda uma avaliação de equidade visual, de palestras sobre a saúde bucal, sobre o túnel da acessibilidade, sobre o trânsito, todo um encaminhamento bem didático e bem produtivo. Nós temos a convicção que teremos muitos ganhos com esta atividade”.


A aposentada Sonia Aparecida Floriano mora no bairro Santa Rita e tem 05 netos que estudam na rede municipal. Segundo ela é importante que os temas ligados à saúde possam ser trabalhados dentro das escolas. “Aqui eu vi as crianças serem atendidas por vários profissionais que repassam informações que nem em casa a gente consegue repassar para eles”.


O estudante Vinicius Silva, 09 anos da Escola Municipal João Adão da Silva estava eufórico com as atividades e com o aprendizado. “Eu aprendi muita coisa, temos sempre que lavar bem as mãos, escovar bem os dentes, não comer fritura e não tomar refrigerante”, disse.


As ações realizadas durante a Semana Saúde na Escola 2015, serão contabilizadas para o alcance das metas pactuadas no Termo de Compromisso de 2014. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o Programa Saúde na Escola estará no Centro Arnaldo Isidoro de Lima, das 08h até às 17h.

(Com AMN)

 
 
 

Commenti


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page