top of page
Buscar

“NOSSA VOZ” - Os Bastidores do Poder, por José Reis (Cazuza)

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 25 de nov. de 2015
  • 26 min de leitura










CONTATOS COM O COLUNISTA: jreis@oiguassu.com


APROVAÇÃO DO AUMENTO DE VEREADORES EM FOZ, “VITÓRIA DE PIRRO”? - Parece que a eminente aprovação definitiva do número de vereadores em Foz do Iguaçu, nada mais será do que um grande desgaste desnecessário dos vereadores da atual legislatura.


Explico: exite há possibilidade real de que a proposta não tenha efeito legal para as eleições de 2016, haja vista não haver um ano de intervalo entre a aprovação da aludida proposta e a eleição do ano que vem. De qualquer forma, mesmo que a medida seja legal, foi grande o estrago na imagens dos edis locais junto a população e isso não deverá ser revertido facilmente.


FOZ RECEBERÁ PRIMEIRO PARQUE AQUÁTICO DO SUL O PAÍS – A Mabu Hotéis & Resorts anunciou, no sábado (21) a sua entrada no mercado fracionário e também o desenvolvimento do Blue Park, primeiro parque aquático da região Sul do País. As duas novidades serão implementadas no Mabu Thermas Grand Resort, situado em Foz de Iguaçu, e terão um investimento total de R$ 240 milhões.


GRINGOS POR MARIANA – O Pearl Jam, mega-banda de rock norte-americana, doará cachê do show em Belo Horizonte para as vítimas da tragédia de Mariana. A banda pretende criar um fundo de assistência para aqueles atingidos pelo desastre. Alguém saberia dizer se algum artista brasileiro fez algo parecido???


AINDA SOBRE MARIANA – Não há porque e nem como comparar a tragédia de Mariana com a ocorrida em Paris, mas não há como não lamentar a atitude, em geral, dos brasileiros em relação as duas citadas tragédias.


SEM HIPOCRISIA – Concordo que não pode haver xenofobia, que precisamos respeitar os direitos dos homossexuais e etc. e tal, mas tem coisa que não dá para aguentar. Vejam só: Um comercial divulgado no fim de outubro pela fabricante de brinquedos Mattel, em parceria com a grife italiana Moschino, mostra um menino brincando com a Moschino Barbie, uma boneca que veste uma coleção de alta moda e atende seu pequeno celular, à la executiva de luxo. Tirem suas conclusões, caros leitores, mas eu, desde já, “boicotarei” as duas marcas comerciais...


SEPARADOS AO NASCER

“POIZÉ” - O jornal boliviano ‘El Deber’, noticiou que no dia 12 de novembro foram detidos três homens de nacionalidade australiana, que se preparavam para embarcar no Aeroporto de Viri-Viru, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, num voo da companhia brasileira GOL com destino a São Paulo. A Gol emitiu nota confirmando na notícia do jornal, mas a mídia brasileira, diferentemente deste blogueiro, preferiu não repercutir a notícia...


“ÉPRÁCABÁ” – O Exército brasileiro usa o mesmo fuzil de produção nacional há 45 anos, seus equipamentos de comunicação estão obsoletos e dispõe de munição para uma hora de guerra. Cerca de 92% dos meios de comunicação dos militares estão obsoletos e 87% dos equipamentos estão completamente inutilizáveis. As informações foram divulgadas pela Exame On Line.

MAC DONALD PARA COMUNISTA VER – O ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, esteve falando para os comunistas locais no último fim de semana, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISMUFI).


Aos camaradas do partido comandado pelo vereador Nilton Bobato (PCdoB), Mac Donald, segundo minha fonte presente no ensejo, contou que as várias condenações e dezenas de processos que possui, seriam tudo “armação” contra aquele multi-milionário ex-prefeito.

MAC DONALD PARA COMUNISTA VER II – Bom, se são “armações” os processos e condenações na Justiça contra o ex-prefeito, ele deve estar acusando o Ministério Público de agir contra ele, afinal, o MP do Paraná é o autor da quase totalidade de suas demandas judiciais. Pensando bem, pela lamúria do Méc para os comunistas iguaçuenses, quem sabe ele não sugeriu também que os magistrados que o condenaram sejam parte da “armação” contra ele...


LOJINHA DA “BRIMA” - Um leitor assíduo dessa coluna me ligou para contar que a vereadora Anice Gazzaoui, ainda no PT, teria aberto um “lojinha” de bijuterias no centro de Foz e que ele, nosso leitor, encontrou a parlamentar no citado local e que dela teria ouvido que a mesma sairá do PT e que ela, Anice, estaria escolhendo entre 5 partidos qual o seu próximo destino. Anice já foi do PMDB e lá pode ser uma das opções dela. Convenhamos, caros leitores: cinco partidos é para "ideologia" política nenhuma botar defeito...


FESTIVAL DO TURISMO 2016 – A próxima edição do Festival de Turismo, que acontecerá nos dias 15 a 17 de junho do próximo ano na “Terra das Cataratas”, terá como principal novidade um Salão Termal. A novidade foi confirmada pelo idealizador e coordenador do evento Paulo Angeli.


DEPUTADO DO CAMBURÃO – O deputado federal paranaense, Fernando Francischini (Solidariedade), aquele do “massacre dos professores” neste ano em Curitiba quando o parlamentar era secretário de Segurança do Paraná, protocolou mais um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Francischini acusa, dentre outras coisas, o uso da máquina pública para obter benefícios eleitorais para Dilma Rousseff, além de patrocínios indevidos por parte da Itaipu e outros órgãos governamentais para movimentos políticos aliados do PT.


“POIZÉ” - O corte no orçamento 2016 do Bolsa Família proposto pelo relator do projeto do Orçamento da União para o ano que vem, deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP), deverá afetar, segundo o governo federal, cerca de 61% dos beneficiários do programa. Pelo jeito, vai sobrar para o “povão”, de novo...


“ÉPRÁCABÁ” – Morte de mulheres negras avança 54% em 10 anos. Mapa da Violência mostra que, entre 2003 e 2013, crime contra brancas caiu 9,8% no Brasil. Em um ano, morreram assassinadas 66,7% mais mulheres negras do que brancas no Brasil. Essa é uma das conclusões do Mapa da Violência 2015, que será divulgado nesta segunda-feira, 9, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), e que, nesta edição, foca na violência de gênero no País.

VEREADORA CARONEIRA – Durante a comemoração em Foz, alusiva a reforma luterana, evento o qual resulta do objeto de Lei de autoria do vereador Rudinei de Moura (PROS), ocorrida no dia 31 de agosto (sábado) na Câmara Municipal, a vereadora iguaçuense Anice Gazzoui, ainda no PT, na maior cara de pau, pegou uma “carona” na iniciativa do colega edil e foi lá homenagear os pastores evangélicos.


Resta saber se a vereadora petista vai homenagear também os padres católicos; os monges budistas; os pais de santos da umbanda e do candomblé e demais líderes religiosos e de seitas, afinal, não é politicamente correto ser tendencioso nessas horas, sem contar que a vereadora adora aparecer na fotografia, ainda que seja de “papagaio de pirata”...


PALPITE DA SEMANA - Em que pese o vereador Gessani da Silva (PP), ser apresentado como pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu, vai ser muito difícil ele sequer conseguir arrumar uma vaga para vice-prefeito numa “chapa” forte (com reais chances de vitória) na disputa para prefeito em 2016, afinal, o Partido Progressista de Gessani está atolado até o pescoço na operação Lava Jato e é muito improvável que algum candidato a prefeito, com reais chances de se eleger para comandar o município, queira “sair na foto” com um vice de partido de “protagonistas” no esquema do “Petrolão”...


LAMENTÁVEL – O casal imperial japonês Akishino e Kiko veio ao Brasil na semana passada para as comemorações dos 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e esteve no Paraná (somente em Curitiba e Londrina), mas não quis saber de Foz do Iguaçu, de onde, segundo noticiado pela Folha de Londrina, partiram supostas ameaças que teriam sido feitas em nome dos terroristas do Estado Islâmico.


“MÁS BAH, TCHÊ” – Um menino de um ano e cinco meses matou com uma mordida nesse fim de semana passada, uma cobra e saiu ileso. O réptil havia entrado no pátio da casa da família. A mãe, ao estranhar o silêncio no jardim, foi verificar o que havia ocorrido, quando encontrou o filho com a cobra na mão e na boca, todo ensanguentado. A criança mordeu a cobra na região da cabeça, o que impediu que fosse picada. O fato ocorreu, claro, no Rio Grande Sul.


“POIZÉ” - É muito bom saber que no Brasil não se reconhece foro privilegiado para filhos de ex-presidentes. Assim, tomara que o juiz Sérgio Moro possa “cuidar” das denúncias envolvendo os, inexplicavelmente, milionários filhos de Lula da Silva. Melhor que isso, só se o próprio Lula for a julgamento feito aludido magistrado...


“ÉPRÁCABÁ” – Enquanto o julgamento do “Mensalão” dos 'Petralhas” já foi concluído, com condenações, há muito tempo e o “Petrolão” da mesma "tcurma" vai de "vento em popa" na Lava Jato, o “Mensalão” dos 'Tucanalhas' espera há sete meses para ser julgado. O mensalão tucano é mais antigo e considerado como o embrião do mensalão petista. Ambos "mensalões" tiveram como “operador”, o publicitário Marcos Valério. Não se pode ter “um peso e duas medidas” em nosso Judiciário. Pronto, falei!

FAZENDO BONITO POR FOZ – O Mercosul oficializou a Tríplice Fronteira como Zona de Interesse Turístico do bloco comercial.

Na mesa de trabalho do evento, realizado na semana passada em Assunção, esteva o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, que uma vez mais participa, de forma protagonizadora, das principais conquistas para o Turismo da “Terra das Cataratas” e região.


FAZENDO FEIO POR FOZ – Apesar de tramitar Projeto de Lei no Legislativo iguaçuense, o qual trata da implantação (ou não) de Free Shop na cidade, somente o vereador comunista Nilton Bobato compareceu no seminário sobre a implantação desse tipo de empreendimento, realizado em Foz na semana passada.

Nenhum outro vereador (mesmo os membros das comissões permanentes que analisam o importante aludido projeto) foi se informar sobre a proposta que precisa ser votada na Câmara Municipal. Isso é uma mostra do quanto são “comprometidos” os edis locais com os interesses do município. Isso é uma vergonha, como diria Bóris Casoy...


SEMINÁRIO FOI UM SUCESSO – Ainda sobre o seminário sobre Free Shop, é relevante destacar que o mesmo contou com as presenças da vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi (que se fez acompanhar de vários secretários municipais), representando o município; da senadora Ana Amélia (RS); do presidente do Parlasul, deputado Ciro Simioni; deputados federais, deputados estaduais, além de diversas autoridades da Receita Federal e comerciantes da Tríplice Fronteira. Claro que todas essas presenças citadas, participaram do evento por não ter a agenda tão cheia quanto os vereadores do município...


ELE PARTIU - Deixa saudades Adolpho Lucce, que foi para o “andar de cima” no sábado (17-10). Polido, ponderado e inteligente, Luce possuía uma escrita agradável de ser lida. Sua derradeira postagem no Facebook (em 28-09) foi: “Para onde voam os amores peregrinos, que passam abusados sobre as baixas colinas rindo das montanhas de verdades que os chatos e donos da verdade constroem e cultivam?

Olham a tarde preguiçosa e suja como uma lata rolada e chutada por um menino sem rumo? Ou se escondem na noite trôpega e bêbada de expectativa, na espreita da noite incerta, esperando a morte certa com cheiro e luz de vida?

No fundo, acho que somos patos cansados fingindo serem cisnes mancos, meros marrecos sorridentes...” (Adolpho Luce)


PALPITE DA SEMANA – Não creio que aconteça neste ano, o impeachment de Dilma Rousseff ou a saída de Eduardo Cunha da presidência da Câmara. Pode ser que algo aconteça na volta do recesso do Legislativo federal em fevereiro de 2016, mas como até lá tem muito tempo, que ninguém se espante se no final sobre uma grande “pizza” com sabor de marmelada...


“POIZÉ” - Durante escala em Paris na viagem oficial que fez para o Oriente na semana passada, o governador do Paraná, Beto Richa, resolveu passar uns dias na aprazível capital francesa, afinal, ninguém é de ferro... Só que o assunto da “paradinha” ainda vai dar “muito pano prá manga”...


“ÉPRÁCABÁ” - Depois de uma “profunda reflexão”, cheguei a conclusão que só existe uma solução para acabar com os políticos corruptos (são raríssimos os que não se corromperam) que infestam o Brasil: além dos demais dispositivos legais (“Ficha Suja”, por exemplo) proibir que políticos em exercício de mandato se candidatem a qualquer cargo pelos próximos 8 anos. Assim, no mínimo, teríamos uma renovação da classe política do país.

MAIS UMA PARA MAC DONALD - O ex-prefeito Paulo Mac Donald, acaba de ser condenado, a suspensão de seus direitos políticos por 3 anos, além de uma multa de R$ 500 mil.

A condenação foi por improbidade administrativa na contratação de uma Ong. A sentença é da 2° Vara Fazendária da Comarca. Mac Donald não comentou nada sobre a decisão, da qual cabe recurso, no programa de rádio que apresenta aos sábados.

VEREADOR ZÉ CARLOS É MULTADO PELO TCE – O ex-presidente da Câmara Municipal de Foz, vereador Zé Carlos (PMN), foi multado em razão de Relatório do Tribunal de Contas do Estado que aponta irregularidades na gestão do edil quando no comando do Legislativo local.


CONVALESCENDO - Adolpho Lucce saiu do coma induzido a que foi submetido pela equipe médica do Hospital Municipal onde se encontra, lúcido, em razão de complicado tratamento de saúde pelo qual passa. Que Deus permita que ele possa se recuperar logo desse difícil momento, voltando logo ao convívio da família e dos muitos amigos em Foz.


FOZ/ITÁLIA – A vice-governadora do Paraná, Cida Boghetti (PROS), continua com as gestões para a viabilização de vôo direto da Alitália para a Itália, saindo de Foz do Iguaçu com destino a Roma ou Milão. Ela tratou da viabilidade da rota na “ExpoMilão 20015” que acontece no país da “bota” e lá contou com o apoio do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, em reunião mantida com os diretores da empresa aérea italiana.


“FAIÔ” MAIS UMA DOS TUCANOS - Auditoria requerida ao Tribunal Superior Eleitoral pelo PSDB sobre as eleições presidenciais de 2014, conclui que não houve fraude. A decisão de promover uma auditoria das urnas foi tomada apenas quatro dias depois do 2.º turno das eleições presidenciais do ano passado. A decisão do TSE sobre a auditoria deverá ser divulgada nesta semana. É bom alguém convencer logo aos inconformados tucanos que eles foram derrotados.


SUÍÇA REMETERÁ DADOS DE 100 NOVAS CONTAS ILEGAIS – Estão sendo preparados pelo Ministério Público da Suíça para envio as autoridades judiciárias brasileiras, dados de mais de 100 contas bancárias ilegais, cujos os nomes dos responsáveis ainda não foram divulgados. O volume de dinheiro movimentado poderá chegar a R$ 1 bilhão.


“POIZÉ” - As investigações do “Petrolão” feitas pela Lava Jato estão chegando cada vez mais perto do ex-presidente Lula da Silva. A delação premiada do operador do esquema de corrupção, Fernando Baiano, aponta que o multimilionário Lulinha, filho mais velho do ex-presidente petista, teria sido beneficiado com R$ 2 Milhões do esquema de ladroagem.


“ÉPRÁCABÁ” - Ante o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff, é apropriado que nos atentemos: se sair o impeachment da Dilma, assume o Michel Temer... Se Temer for cassado junto com Dilma pelo TSE, quem assume é o Eduardo Cunha... Se a Dilma, o Temer e o Cunha forem impedidos de exercer a presidência, aí assume o Renan Calheiros... Se Calheiros ficar impedido junto com os demais, assume o Ricardo Levandowiski do STF... Pensando bem, com essa triste “sina” dos brasileiros, só falta chamarem o Méc...

PRATA DA CASA NA TELINHA DA RECORD - O carismático e bonachudo apresentador, Robson Silva, deve comandar um programa na RIC TV (Record). Boa sorte nessa nova empreitada ao prezado e estimado profissional.


MAC DONALD AGAIN - O ex-prefeito Paulo Mac Donald foi na Rádio Cultura e lá, numa extensa entrevista, disse que não está impedido de concorrer nas eleições de 2016. É verdade e esse colunista tem que concordar com a afirmação do ex-prefeito, pois apesar das condenações que ele possui (uma delas, de 2a instância na Justiça Federal), Mac Donald conseguiu uma liminar que suspende os efeitos da Lei Ficha Limpa no caso dele.

A questão, que não foi abordada pela equipe da tradicional citada rádio local, é saber se a tal liminar terá validade “ad aeternum”...


PT/FOZ DEVE ELEGER NOVO PRESIDENTE NESTA SEMANA – Nesta semana deverá ocorrer a eleição do novo presidente do PT iguaçuense. Os petistas de Foz estão sem presidente desde que a, até então ex-presidente local, vereadora Anice Ghazzaoui, “entregou o boné”.

O pleito está previsto para ocorrer as 18h da quarta-feira (07/09), na Câmara Municipal. Olivério Pacheco responde interinamente pelo partido em Foz do Iguaçu. Somente votarão os membros (em dia com os cofres partidários) do diretório da agremiação. O diretório e composto de 32 membros.


PALPITE DA SEMANA - Até agora, o único nome lançado para a disputa pela presidência do PT de Foz é o de José Nivaldo Donato. O pré-candidato é chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Duso (PT), e deve ser ele o “ungido” pelo diretório para comandar o partido, se bem que, em se tratando de PT, nunca se sabe...


SOB SUSPEIÇÃO - A Advocacia-Geral da União quer o impedimento de Augusto Nardes, ministro-relator do Tribunal de Contas da União no processo das contas de Dilma Rousseff. O relator vem, precocemente, manifestando abertamente, inclusive na imprensa, seu voto contrário a aprovação das contas da presidente, o que, em tese, o coloca sob suspeição. O julgamento das contas de Dilma, a princípio, está marcado para esta semana.


“POIZÉ” - Não anda nada bem o clima entre o PSDB e o PMDB. Parece que caiu a ficha dos tucanos, que se deram conta que a “rusga” entre o PMDB e o governo Dilma Rousseff, nada mais era que um “plantio de dificuldades, para colheita de facilidades (ministérios)”. Conseguidos os ministérios pelos peemedebistas, os tucanos que vinham embalados no sonho deles de um possível impeachment de Dilma, não tinham percebido, até a reforma ministerial de sexta-feira (02/10), que foram usados pelo PMDB “velho de guerra”...


“ÉPRÁCABÁ” - E vai muito bem o julgamento, graças a Sérgio Moro/Ministério Público/PF, dos esquemas de corrupção que envolvem os “petralhas”. Porém, é justo questionar, se é proibido que se julgue também os esquemas corruptos dos “tucanalhas”.

VEREADORA ANICE NÃO QUER MAIS SER “RAINHA DA INGLATERRA” - Pois bem, “desapoderada” no comando do PT/Foz, a vereadora Anice Ghazaoui renunciou a presidência local do partido.

Mas que ninguém se iluda, pois a citada renúncia não foi em razão dos inúmeros (e grandes) escândalos de corrução que assolam o PT e sim porque a edil não concorda com a vontade da maioria dos, até então, comandados por ela, que, em sua grande maioria, apoiam o atual governo municipal. E tem mais: ela não se desfiliou do PT.


PALPITE DA SEMANA - Fui cobrado nas redes sociais, após minha previsão na semana passada sobre quem estaria fora da disputa pela prefeitura em 2016, sobre quem eu acredito que será candidato. Pois bem, neste momento, não é difícil prever que estarão na disputa o ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) ou o deputado estadual Chico Brasileiro do PSD (só um dos dois deverá se candidatar, pois, basicamente, dividem o mesmo grupo político) e, além do atual prefeito Reni Pereira que deve tentar a reeleição, o candidato do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, cujo pré-candidato deverá ser lançado até o novembro deste ano. Quanto a outros nomes firmes para a disputa, ainda não arrisco nada.


DON PIOLLA - O presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla, foi homenageado na Galícia (Espanha), com o título de Cavaleiro da Ordem do Caminho de Santiago. Merecida honraria ao “guerreiro” do Turismo local.


O TERCEIRO ATRATIVO MAIS VISITADO EM FOZ - A mesquita Al-Khatab, segundo o jornal Gazeta do Povo, é o terceiro ponto turístico mais procurado de Foz do Iguaçu. Ainda segundo o jornal, o templo muçulmano recebe cerca de 60 mil turistas por ano.


VOU MORRER DE SAUDADE - Assisti neste fim de semana o filme sobre a vida de Tim Maia. Sempre fui fã dele, mas nunca tinha imaginado a dimensão da importância daquele genial artista para música brasileira, conforme retrato no filme. Não dá para esquecer músicas como “Você”, “Azul da Cor do Mar” e outras tantas do saudoso artista. O filme e as canções de Tim são excelentes. Confira um pouco do talento do artista:


“POIZÉ” - Dias atrás, o país parou para discutir os R$ 26 bilhões em cortes no orçamento que o governo Dilma que fazer. Aí surge um questionamento: por que ninguém esperneou quando o Congresso Nacional, somente em 2014, aprovou mais de R$ 100 bilhões em novas despesas?


“ÉPRÁCABÁ” - Deu vontade de vomitar, ver no horário político o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), dizendo que ele e o PMDB (também de Renan Calheiros, Sarney, Michel Temer, Jader Barbalho e Cia. Ltda.) não podem “pagar o pato” no esquema de corrupção que arrebenta com o país. Justo ele, Cunha, que já está denunciado do STF por corrupção e lavagem de dinheiro. É muita cara de pau. “Jimo Cupim” nele!

PALPITE DA SEMANA - Estão “incluídos fora” da disputa pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 2016, Cláudia Pereira (PSC); Ivone Barofaldi (PSDB); Jorge Samek (PT); e ainda os vereadores Anice Gazzaoui (PT), Nilton Bobato (PCdoB), Luiz Queiroga (DEM), Gessani da Silva (PP) e Zé Carlos (PMN), edis esses que, de uma forma ou de outra, cogitaram ser pré-candidatos a prefeito.


CONFESSO QUE ESTOU NA DÚVIDA - Prezados Leitores, fiquei impressionado com os dados chocantes revelados no vídeo adiante (realmente torço para que não sejam verdadeiros), sobre a fuga de sírios para a europa, em razão da violência do Estado Islâmico. Convido-os para que assistam e tirem suas próprias conclusões.


PETRALHAS I – Considerando as condenações judicias, transitadas e julgadas, de Zé Dirceu, Zé Genoíno e Cia. Ltda., sem que, até agora, tais políticos tenham sido expulsos do PT, sou levado a crer que essa agremiação partidária vai desmilinguir até virar suco, ainda mais depois que o dono da UTC denunciou ter dado dinheiro de corrupção para o partido.


PETRALHAS II - A doação ilegal que A UTC fez ao PT, se comprovada, pode ensejar ação judicial para o fechamento do partido, tal qual aconteceu com os grandes partidos da Itália (Democracia Cristã; Partido Socialista; Social-Democrata e o Liberal) na década de 90, quando lá ocorreu a operação anticorrupção denominada “Mãos Limpas”.


PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR – É justo que países recebam os refugiados sírios que fogem da barbárie do Estado Islâmico, mas por que países riquíssimos muçulmanos como, por exemplos, Arábia Saudita, Omã, Emirados Árabes, Barein e Catar inda não receberam nenhum desses refugiados?


PARA REFLEXÃO - “Nunca vi um vice-presidente se mexer tanto. O Temer foi dar palestra para um movimento que está no golpe contra a Dilma. Onde está escrito na Constituição que uma presidente com 7% de aprovação não se aguenta no cargo? Vá ver se o José Alencar [vice de Lula], na crise do mensalão, saiu fazendo palestra e dizendo que era preciso achar alguém para unir o país. Eu costumo não ser idiota.”

Do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) sobre o ávido Michel Temer.


“POIZÉ”- “Ressalta o Colégio de Presidentes que comportamentos como o adotado pelo ministro Gilmar Mendes são incompatíveis com o que se exige de um magistrado, ferindo a lei orgânica da magistratura, e estão na contramão dos tempos de liberdade e transparência. Não mais ao tempo do poder absoluto dos juízes.”

Do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a postura do Ministro Gilmar Mendes no STF, na semana passada.


“ÉPRÁCABÁ”- O ministro Ricardo Lewandowski já foi considerado como “expressão” de interesses “petralhas” no Supremo Tribunal Federal, quando o presidente lá era o ministro Joaquim Barbosa, o que se vê agora é uma aparente “militância tucanalha” do ministro Gilmar Mendes. Na verdade, como no caso de Gilmar Mendes, algumas posições de ministros do STF parecem que são meros posicionamentos partidários. Pronto, falei!!!

NOTA DE FALECIMENTO - É com pesar que noticio o falecimento da jovem canoísta iguaçuense Fernanda Cardias (19 anos), medalhista no último Mundial 2014 realizado em Foz do Iguaçu, na modalidade rafting. Ela foi vitimada pelo câncer. Segundo a Confederação Brasileira de Canoagem neste domingo (13-09), Fernanda não suportou os efeitos de uma cirurgia complicada. O sepultamento dela deverá ocorrer em Foz.


VITORASSI ACUSA BOBATO – Pegou fogo na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. O vereador Dilton Vitorassi (PV), fez forte pronunciamento na tribuna, dando a entender que o também edil, Nilton Bobato (PCdoB), estaria, segundo Vitorassi, recebendo o que seria um tipo de “mensalinho”. O “camarada” Bobato procurou a Polícia Civil onde registrou Boletim de Ocorrência. O final da história já adianto aos leitores: Não vai dar em nada. Vitorassi estava protegido pela imunidade que lhe confere a tribuna do Legislativo.


NEM DÁ PARA IMAGINAR – Anotem: o “bicho vai pegar” na Câmara Municipal quando o GAECO tornar público as investigações que estariam sendo feitas há tempos naquela “Casa de Leis”. Pelo menos 2 edis já teriam ido prestar declarações relativas as investigações.


PALPITE DA SEMANA – A dinâmica e atuante vice-governado do Paraná, Cida Borghetti (PROS), de olho nas eleições para o governo paranaense em 2018, poderá se filiar numa das maiores agremiações políticas do país. Sem dúvida ela é um dos nomes fortes para a disputa.


FELICITACIONES – Nesta segunda-feira (14), quem está completando mais um ano de “experiência”, é a educadora da prefeitura municipal de Foz, Margareth Maia, casada com meu amigo (há décadas) Dário Maia. A ela, muitos anos de vida com a paz do Senhor, saúde e prosperidade.


RECOMENDO - Neste fim de semana assisti novamente o filme “12 anos de Escravidão”. Ganhadora de prêmios “Óscar” (dentre eles a cobiçada estatueta de “Melhor Filme de 2014”), essa é uma obra que merece ser revista!


“POIZÉ”- O deputado Paulinho da “Força Sindical”, maior expoente do Partido Solidariedade, é um dos líderes do movimento pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff, lançado na semana passada, semana em que o STF abriu ação contra ele, por cometimento dos crimes de lavagem de dinheiro e contra o sistema financeiro nacional. A ele se somam outras “eminências” de partidos envolvidos em esquemas como o “Mensalão” (cria dos “petralhas”) e o “Trensalão” dos “tucanalhas”.


“ÉPRÁCABÁ”- E por falar em “Trensalão”, o Ministério Público entrou com ação na Justiça, na semana passada, para cobrar R$ 919 milhões do cartel acusado de atuar no “Trensalão Tucano”. A Denúncia do MP aponta que o esquema de corrupção teria funcionado nos governos de José Serra e Geraldo Alkimin, ambos do PSDB.

PREFEITURA DE FOZ DEVE FECHAR - A prefeitura de Foz do Iguaçu e outras da região, deverão fechar por conta da insuficiência no repasse de recursos dos governos federal e estadual. Esses repasses vêm diminuindo muito e a situação das finanças municipais está insustentável. No dia 21 deste mês os prefeitos de Foz e região deverão realizar uma mobilização e no dia 28 as prefeituras deverão fechar. A iniciativa é da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.


PALPITE DA SEMANA – Acho que o deputado estadual Chico Brasileiro (PS), caso seja aprovada a “janela da infidelidade” na reforma política em discussão no Congresso, deverá mudar de partido.


PAIXÃO SEM FIM POR FOZ - Tive um feriadão de agenda cheia na nossa “Terra das Cataratas”. Uma extensa programação na Feira do Livro; bate papo com os amigos na Boca Maldita; Feirinha da JK e como não podia deixar de ser, articulações políticas e reunião da Executiva do nosso PROS/Foz, com presenças ilustres, entre elas: do deputado federal Toninho Wandscheer, do suplente de dep. federal prof. Sérgio Oliveira (que também é pré-candidato a prefeito de Foz 2016) e do suplente de dep. estadual, Alisson Wanddscheer.


FERIADÃO FICOU PEQUENO - A única coisa que faltou no feiradão deste colunista, foi mais tempo para me dedicar a outras coisas também prazerosas. Não fui no culto de domingo na comunidade cristã que frequento e nem consegui ir confraternizar com amigos no Bar do Juca, coisas essas que também me fazem extremamente bem.


DA VEREANÇA IGUAÇUENSE - Em vez de se preocupar somente em criar Leis, melhor seria se os edis se preocupassem em colocar em prática o que já foi aprovado. Por exemplo: a Lei que cria o Conselho Municipal de Esporte foi aprovada, salvo engano, em 2004, e, até hoje, nunca foi instituído o citado Conselho de Políticas Públicas.


“POIZÉ”- A declaração “amigo da onça” de Michel Temer (PMDB) sobre Dilma Rousseff não poder ficar 3 anos na presidência com a popularidade do jeito como está, minimiza uma questão muito maior: o Brasil não aguenta mais um ano sequer, com políticos que, para tomar o poder na “mão grande”, estão quebrando a economia do país com aprovação de gastos como, por exemplos, aumento de até 70% de reajuste para Judiciário num momento em que os cofres estão quebrados.


“ÉPRÁCABÁ”- O pior é que o peemedebista Eduardo Cunha e Cia. Ltda. que, na verdade, vão aprovando as “pautas bombas”, para acabar de vez com o governo da presidente (que vai muito mal), para a alegria dos “tucanalhas”, tudo sobre os olhares “ávidos” do vice-presidente Michel Temer... E para essa corja política, não importa que nosso país esteja quebrando. A independência que o Brasil realmente precisa agora, é a independência da corrupção e de políticos do tipo dos que estão no poder hoje. Pronto, falei!!!

E O PPS EM 2016, VAI DE NANCI, SPADA OU DE RENI PEREIRA? - O deputado federal Rubens Bueno, comandante do PPS/PR, esteve visitando a Gazetinha na semana passada e apontou que o partido (o qual em Foz tem lideranças políticas históricas como Naci Rafagnin Andreolla e Sérgio Spada) poderá ter candidatura própria ao “Palácio Cataratas” em 2016.

Como o PPS faz parte do governo Reni Pereira (Eduardo Spada, filho de Sérgio Spada, é secretário municipal), resta saber se aquele partido realmente terá candidato próprio na “majoritária” ou se apoiará a reeleição do atual prefeito.


E POR FALAR NO PREFEITO DE FOZ... – É visível que diminuiu a intensidade e a agressividade contra o prefeito de Foz nas redes sociais. A melhora na Comunicação Social da atual administração municipal, sob comando do competente Mário Cezar Almeida, também é perceptível e esse aspecto, somado ao conjunto de obras que vem sendo iniciadas e/ou inauguradas, contribui para a melhora na imagem institucional de Reni Pereira.


PHS DE FOZ ALÇANDO VOO RUMO A 2016 - O pré-candidato da conscenciologia a prefeito de Foz, Phelipe Mansur, foi filiado recentemente o PHS iguaçuense, onde, tudo indica, deverá ser indicado para a disputa pela prefeitura no ano que vem. O jovem e dinâmico empresário vem com a agenda cheia desde então, percorrendo a cidade e se reunindo com lideranças em busca de apoio.


VAI SER DIFÍCIL DIMINUIR SALÁRIO DE VEREADOR DE FOZ – Conversei com um influente vereador iguaçuense no fim da semana passada, que me garantiu que não haverá diminuição nos salários dos edis locais. Ele só não me explicou se “combinaram” isso com os cidadãos de Foz, em especial com o movimento que já coleta assinaturas para a diminuição de salários que o vereador diz que não ocorrerá...


“POIZÉ”- E o PMDB de Foz, que tem a forte pré-candidatura a prefeito de Cláudio Rorato, continuará fazendo parte da atual administração municipal e liderando a base de apoio do prefeito Reni Pereira no Legislativo local?


“ÉPRÁCABÁ”, MAS COM HUMOR... - CONGRESSO! DEUS NOS ACUNHA! * - E o apelido do Congresso Nacional: Deus nos Acunha! O Cunha vai dizer que quem pegou o dinheiro foi um menor infrator! E pro Cunha, US$ 5 milhões não é propina, propina só acima de 16! Maioridade Propinal! Rarará!

E tem gente que apoia o Cunha só porque ele é anti-Dilma. Mas tem que ser anti-Dilma honesto. Anti-Dilma ladrão não vale! Senão um ladrão rouba teu carro e você grita: "Ei, ei, olha o meu carro! Você tá roubando o meu carro". E o ladrão: "Mas eu sou anti-Dilma!'. "Ah, então tá bom, pode levar o carro!". Rarará!

(*Do Blog do José Simão)

E AGORA, CHICO BRASILEIRO? - O deputado estadual Chico Brasileiro (PSD) vem se firmando cada vez mais na oposição ao governo o “tucano” de Beto Richa. Assim, que ninguém estranhe se Brasileiro trocar de partido, afinal, se ficar no PSD (partido da base aliada do governador), pode ser que ele não tenha legenda no partido para disputar a chefia do Poder Executivo de Foz em 2016.


A PRECOCIDADE DE RORATO - Uma fonte próxima a Cláudio Rorato, pré-candidato do PMDB a prefeitura da “Terra das Cataratas”, me disse que é tão grande a pressão sobre ele, em razão de ter sido anunciado para o “páreo” do pleito de 2016, que Rorato e a cúpula do partido já avaliariam como prematuro o anúncio do nome dele como pré-candidato.


A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR - Com relação a diminuição de cargos no Legislativo iguaçuense, assunto que o presidente daquela Casa de Leis, Fernando Duso (PT), trouxe novamente a pauta, é bom lembrar que meses antes o vereador Dilto Vitorassi (PV) propôs a redução que agora se pretende. Em suma, Vitorassi foi o precursor da ideia que, só agora, parece decolar...


ABAIXO O SALÁRIO DOS VEREADORES - A exemplo do que ocorreu em alguns municípios do Paraná, bem que Foz do Iguaçu poderia diminuir o salário dos vereadores. Isso, somado a diminuição do número de assessores que são nomeados sem concurso público, desestimularia a figura do “vereador por profissão”. Explico: não é de hoje que temos edis que sobrevivem exclusivamente do cargo de vereador. Passou da hora desse tipo de político começar a procurar outra forma de sustentar suas respectivas famílias.


“REVOADA” DE DEPUTADOS NO PSDB/PR - A iminente filiação do senador Álvaro Dias (ainda no PSDB) em novo partido (quase certo que será no PSB), não deverá ser a única baixa no ninho dos “tucanos” paranaenses. Também é dada como certa, pelo menos, outra perda no PSDB: Alfredo Kaefer, deputado federal cascavelense. Comenta-se até na saída do deputado federal, Valdir Rossoni.


“POIZÉ” - O PT também está desmilinguindo no Paraná. Deverão se desfiliar, dentre outros possíveis parlamentares, os deputados federais Assis do Couto e Antônio Wandscheer. Couto tem como destino mais provável o PDT e o PROS deverá receber o iguaçuense Wandscheer.


“ÉPRÁCABÁ” - Até os mais ferrenhos opositores de Dilma Rousseff admitem que as manifestações contra o governo dela neste domingo (16), teve número de manifestantes bem menor do que as manifestações de março e de abril deste ano. Em Foz, o número de manifestantes foi bom, mas um pouco menor que anteriormente. A razão dos números de ontem, pode ser porque pouco adiantaria trocar Dilma por Michel Temer, Eduardo Cunha, algum ou outro político “tucanalha” dos que aí estão...

“PANELACINHO” - Venhamos e convenhamos: o “panelaço” da semana passada foi bem menor que o anterior e, anotem aí, creio que as manifestações nas ruas do dia 16 deste mês, serão menores que as anteriores, mesmo com o aumento da impopularidade de Dilma Rousseff (ainda no PT...).


A TORRE DE BABEL OPOCIONISTA - A descrença da população nos políticos que aí estão, como eventuais opções (Aécio, Cunha, Renan e Cia. Ltda.) o atual governo, não anima muito quem quer mudanças imediatas no país. Para piorar, a oposição a Dilma sequer se entende. Uns falam em impeachment, enquanto outros querem nova eleição...


ENQUANTO ISSO, NO PARANÁ... - Enquanto pega fogo a política na esfera federal, no Paraná a coisa anda tão feia, que mal se fala em sucessão de Beto Richa (PSDB), afinal, no comando do Estado a “batata está muito quente”...


ANICE PODE DEIXAR O PT - Muito se fala nos bastidores da política iguaçuense, que na costura da pré-candidatura de Cláudio Rorato (PSDB) a prefeito de Foz, o senador Roberto Requião (PMDB) teria articulado um acordo político no comando estadual do PT, para que os petistas iguaçuenses apoiem Rorato. Se isso realmente a acontecer, aposto que a atual presidente do PT/Foz, Anice Gazzaoui, sai da agremiação.


GUILHOTINA NOS CARGOS COMISSIONADOS DE FOZ - Nesses tempos de falta de recursos nos cofres públicos de Foz do Iguaçu, é muito bom ver a iniciativa do prefeito Reni Pereira (PSB) e do presidente da Câmara, Fernando Duso, em reduzir drasticamente os cargos comissionados no Executivo e no Legislativo. Para isso não precisa de Lei para sua implantação, pois as exonerações são meros atos dos “Chefes” das citadas autoridades.


“POIZÉ”, VEREADOR VITORASSI - Com pretensões e legitimidade eleitoral para se apresentar como pré-candidato a prefeito em 2016, o vereador Dilto Vitorassi tem pela frente uma pedra no caminho: o Partido Verde, no qual o edil é filiado. Explico. O homem forte do PV/Foz é seu presidente, Irineu Ribeiro, que possui ligação histórica com o pré-candidato a prefeito Cláudio Rorato (PMDB) e é na direção do apoio nome de Rorato que o PV deverá marchar em 2016.


“ÉPRÁCABÁ” - Para Registro: pela forma como tramita a Reforma Eleitoral, é possível que só participará de debates na TV para a prefeito, candidatos de partidos que elegeram em 2014, pelo menos, 9 (nove) deputados federais. Se esse critério for realmente promulgado no Congresso, além dos partidos que não elegeram nenhum deputado federal, ficam de fora da TV: PV (onde ainda está filiado o vereador Vitorassi); PHS (do pré-candidato a prefeito, Phelipe Mansur); PMN (do vereador Zé Carlos); PTN (do vereador Darci do DRM); PEN; PRP; PSDC; PRTB; PTC; PSL; PTdoB e PSOL.

PREOCUPA MUITO - A crise pela qual passa o Brasil preocupa todo o país, mas em Foz preocupa mais ainda, afinal, todas as grandes obras estruturantes necessárias para o desenvolvimento do município (Segunda Ponte com o Paraguai; Perimetral Leste; Ampliação do Aeroporto; Duplicação da Avenida das Cataratas; “Beira Foz”; Obras da UNILA e etc.), dependem de recursos federais, “moeda” que está (e cada vez ficará mais...) escassa.


BASTA DE VEREADOR PROFISSIONAL - E a “tchurma” do “FozMan” (personagem criado por Darlon Dutra, a partir do Facebook) está firme e forte na coleta de assinaturas em apoio a diminuição do salário de vereadores em Foz do Iguaçu. Reitero aqui o que já defendi anteriormente: chega de gente fazendo da vereança uma profissão para sobreviver!!!


DA VEREANÇA IGUAÇUENSE - Em vez de se preocupar somente em criar Leis, melhor seria se os edis se preocupassem em colocar em prática o que já foi aprovado. Por exemplo: a Lei que cria o Conselho Municipal de Esporte foi aprovada, salvo engano, em 2004, e, até hoje, nunca foi instituído o citado Conselho de Políticas Públicas.


PALPITE DA SEMANA - Que ninguém duvide: Túlio Bandeira (ex-CBN e agora Rádio Globo/Foz) poderá ser pré-candidato a prefeito de Foz em 2016.


LAMENTÁVEL - E o governador Beto Richa (PSDB) anunciou a retomada da usina hidroelétrica “Baixo Iguaçu”. Para que não sabe ou não se lembra, a tal usina será instalada com uma distância menor que 1 Km em relação ao Parque Nacional. Falem o que quiser, mas não acredito que a obra não interferirá, negativamente, no nível das águas das Cataratas do Iguaçu. Outro detalhe: A Engevix, empreiteira envolvida no escândalo do “Petrolão” (investigado pela Lava Jato), é uma das responsáveis pela obra e, assim, quem sabe se o Juiz Sérgio Moura não dá uma olhadinha nisso durante a fase do “Eletrolão”, a qual, logo virá...


“POIZÉ”- E não é que o PMDB vai usar o horário político nesta terça-feira, dia 01-09, para dizer que o país precisa “mudar”? Eu só queria saber com quem eles querem que mude... Talvez seja com o Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Michel Temer ou outro nome qualquer, desse “gabarito”...


“ÉPRÁCABÁ”- CPMF, de novo? Sem entrar no mérito da possível e indesejável volta da CPMF, inventada pelos “tucanos”, mister lembrar, é um absurdo que tal proposta possa novamente ser cogitada, antes que o governo federal faça um corte significativo nas despesas do “elefantesco” gasto da máquina pública, antes do que, não há mais condição de novos sacrifícios por parte do contribuinte. Mesmo assim, anotem: as manifestações contra a corrupção e o governo, no dia 7 de setembro, também serão menores do que o esperado...

NOVOS TEMPOS - Começo hoje está coluna semanal, agradecendo a oportunidade dada pela direção deste mais tradicional e importante meio de informação imprensa de Foz do Iguaçu, a quem, carinhosamente, chamamos de Gazetinha. Gracias, Don Ermínio Gatti e Rogério Bonato.


NÃO É VERDADE - Foi espalhado na Terra das Cataratas, que o prof. Sérgio Oliveira (ainda no PSC), atual suplente de deputado federal, teria se filiado ao PSDB (presidido localmente pela vice-prefeita Ivone Barofaldi). Essa boataria infundada foi “impulsionada”, principalmente, pelas redes sociais. Pois bem, o prof. Sérgio, que obteve mais de 37 mil votos dos iguaçuenses em 2014 (e quase 60 mil votos no total), poderá ter, em breve, um realinhamento em seu futuro político, mas isso, aposto, não será no PSDB.


CÂMARA MUNICIPAL DE FOZ DEVERÁ CONTINUAR COM 15 VEREADORES - Uma fonte do Legislativo local, me disse que os nobres edis iguaçuenses fecharam questão: não haverá aumento de vereadores em Foz, caso se confirme a “janela” da reforma política em trâmite no Congresso Nacional, “janela” quase certa essa que permite um “troca x troca” de partidos sem perda de mandato eletivo.


PAULO MAC DONALD ESTÁ ELEGÍVEL - Outra onda de boatos infundados, dá conta de que o ex-prefeito Paulo Mac Donald (PDT) estaria inelegível em razão de condenação judicial de 2a instânc­ia que possui. Também não é verdade. Mac Donald conseguiu uma decisão liminar, a qual garante a ele o direito de disputar a eleição de 2016.


BRASILEIRO NO PÁREO PELA PREFEITURA DE FOZ - Podem anotar: o deputado estadual Chico Brasileiro (PSD) deverá ser candidato a prefeito de Foz, ainda mais se Paulo Mac Donald (PDT) resolver não sair. Pode ser até que Brasileiro saia candidato, mesmo com Mac Donald na disputa, afinal, em política, tudo é possível.


CONSCENCIOLOGIA PODERÁ DISPUTAR PREFEITURA DE FOZ PELO PHS - Fiquei sabendo que o jovem empresário Phelipe Mansur, membro atuante da Conscenciologia de Waldo Vieira, teria se filiado ao PHS, partido que é notabilizado pela forte representatividade da igreja católica em sua direção e entre seus filiados. Segundo minhas fontes, Mansur deverá ser anunciado pré-candidato a prefeito de Foz nas eleições de 2016.


RORATO SEGUE FIRME E FORTE RUMO A 2016 - Agora, a grande corrida nos bastidores das eleições municipais, é ver quem consegue ser o nome escolhido pelo pré-candidato a prefeito de Foz, Cláudio Rorato (PMDB), como seu eventual vice.


RENI ASSISTE DE CAMAROTE - Como se estivesse num camarote nos tempos do Coliseu de Roma, quem assiste com a maior atenção o “degladeio” político que já começou pela disputa da prefeitura de Foz em 20016, é o atual prefeito, Reni Pereira (PSB), que reassume nesta semana o cargo, depois de férias pelo Brasil.



 
 
 

Comentarios


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page