Mundo: POLÍCIA IDENTIFICA PARISIENSE COMO AUTOR DE ATAQUE NO BATACLAN - Terrorista de 29 anos, foi i
- nossavozfoz
- 15 de nov. de 2015
- 4 min de leitura

As autoridades da França identificaram como Ismael Omar Mostefai um dos três terroristas que participaram do ataque à boate Bataclan, na sexta-feira, na série de atentados em Paris, que deixaram 129 mortos e 352 feridos, informou neste domingo a imprensa local.
Nascido na capital francesa, Mostefai, de 29 anos, foi identificado após descoberta do pedaço de um dedo na casa de eventos. A informação foi divulgada pelo deputado e prefeito de Chartres, Jean-Pierre Gargantas, e confirmada pelo jornal Le Monde.
Na noite da sexta-feira, 13, Mostefai foi um dos três homens, armados com fuzis Kalashnikov e com coletes explosivos, que dispararam contra as dezenas de pessoas que estavam no Bataclan e depois se mataram. No momento do ataque, cerca de 1.500 pessoas assistiam a um show da banda de rock Eagles of the Death Metal no local.
Segundo o jornal, Mostefai possivelmente viajou para a Síria durante vários meses no inverno de 2013-2014.
Um pedaço de um dedo cortado pela explosão e achado pelos investigadores fez com que Mostefai fosse o único membro do grupo que participou dos ataques a ser identificado até o momento.
Nascido em 1985 nos subúrbios de Paris, este "jovem pai de raízes argelinas" tinha "dois irmãos e duas irmãs", segundo o Le Monde. Mostefai tinha sido condenado várias vezes por delitos comuns entre 2004 e 2010, segundo o jornal. No sábado, o promotor de Paris, François Molins, tinha informado que um delinquente comum francês foi um dos terroristas autores do ataque no Bataclan.
Um oficial francês também disse que o pai, um irmão e outros membros da família de Mostefai foram detidos e serão interrogados pela polícia neste domingo.
Carros. O carro que supostamente foi utilizado por um dos comandos terroristas que participou dos ataques foi localizado em Montreuil, cidade vizinha a Paris, informaram neste domingo fontes da investigação.
O veículo, um Seat, foi localizado na noite de sábado, 14, informou a emissoraFrance Info, em referência ao segundo carro usado nos ataques, após um primeiro veículo, um Volkswagen Polo, ser achado junto à casa de espetáculos Bataclan.
Bélgica. No sábado, várias prisões foram feitas na Bélgica, que lançou uma operação para desarticular uma possível célula terrorista vinculada aos atentados de Paris. De acordo com a rede estatal RTBF, a operação foi lançada no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, em meio às suspeitas de que três dos terroristas de Paris procediam dessa localidade.
Um dos três detidos neste sábado é um francês residente no país que havia alugado o automóvel que os terroristas usaram para chegar à casa de shows Bataclan, afirmou o Procurador-geral da França, François Molin.
Ele acrescentou que o homem foi preso em um controle policial na Bélgica com outros dois indivíduos, também residentes em Bruxelas, mas nenhum deles tinha sido fichado na França.
Molins explicou que a França enviou pedidos internacionais de prisão esses indivíduos e também solicitou informações sobre o veículo. O carro, um Polo de cor preta, foi encontrado em frente ao Bataclan e, segundo vídeos e várias testemunhas, foi usado para levar os terroristas até ao local.

8 Perguntas e Respostas Sobre o Atentado
O que aconteceu?
Na noite de sexta (13), seis ataques simultâneos foram realizados em sete pontos de Paris: a tomada de reféns na casa de shows Bataclan, três explosões próximas ao Stade de France, onde jogavam França e Alemanha, e tiroteios em bares e cafés no centro.
Quantas vítimas?
Pelo menos 129 morreram e 352 ficaram feridos, 99 deles com gravidade, segundo a polícia. Na sexta (13), o governo francês divulgou que havia ao menos 150 mortos.
Quem são os autores?
Segundo o promotor, sete autores dos ataques morreram. Pelas digitais, umfoi identificado como um francês de 29 anos. Ao lado de um dos homens-bombas que se explodiram no Stade de France, foi encontrado um passaporte sírio, mas não se sabe se seria dele.
O que disse o Estado Islâmico?
Nota atribuída à facção radical reivindicou os ataques em Paris, chamada no texto de a "capital do adultério e do vício". França e seus partidários continuarão "no topo da lista" de alvos.
O que isso significa?
Se for confirmada a autoria do EI nesses ataques e na queda do avião russo no Egito, as ações evidenciam mudança no modo de operação da facção, com ataques realizados fora de Iraque e Síria.
Por que Paris?
A França faz parte da coalizão liderada pelos EUA que tem combatido o Estado Islâmico na Síria e no Iraque desde 2014. Extremistas atacaram o país no passado por considerá-lo muito tolerante com discurso que veem como ofensivo ao islã.
Que providências foram tomadas?
O governo declarou estado de emergência em toda a França, fechou as fronteiras do país na noite de sexta e autorizou que seja declarado toque de recolher, se necessário. A Prefeitura de Paris anunciou o fechamento de atrações turísticas e subprefeituras.
Paris está segura?
No sábado (14), grande parte dos museus, parques, lojas e restaurantes ficaram fechados. A orientação de autoridades é que moradores e turistas ainda evitem a circulação pela cidade.
(Com Agências EFE e AP)
Comments