top of page
Buscar

Mundo: VATICANO PRENDE PADRE ESPANHOL POR VAZAR DOCUMENTOS SECRETOS - Leiga italiana também foi deti

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 3 de nov. de 2015
  • 1 min de leitura

O padre Vallejo Balda, de 54 anos, é membro da poderosa Opus Dei, orgaização conservadora da igreja católica


O padre espanhol Lucio Angel Vallejo Balda e uma consultora leiga foram presos sob acusação de vazar documentos sigilosos da Santa Sé, informou a cúpula da Igreja Católica nessa segunda-feira, 2.


Balda foi secretário da já extinta comissão investigadora de organismos econômicos e administrativos da Santa Sé. A leiga italiana Francesa Chaouqui, que também integrou a comissão, foi posta em liberdade após aceitar cooperar com os investigadores.


De acordo com a Santa Sé, os dois foram presos após interrogatório entre sábado, 31, e domingo, 1. O objetivo da investigação é apurar o vazamento de arquivos secretos. A divulgação de notícias ou documentos é um delito previsto pela legislação do Vaticano.


Vallejo Balda, de 54 anos e membro da orgaização conservadora Opus Dei, permaneceu preso por ordem do promotor de Justiça. A Opus Dei manifestou "tristeza e dor" com a prisão do religioso. Também esclareceram que não "dispõe de nenhuma informação sobre o caso".


Segundo denúncias feitas pela imprensa italiana, foram roubados dados importantes do computador do italiano Libero Milone, auditor externo, a quem o Vaticano pediu para controlar as finanças durante as reformas promovidas pelo papa Francisco. Dois livros, com revelações escandalosas sobre escândalos da Santa Sé, serão publicados nesta semana.


A divulgação, em 2012, de documentos secretos provocou um escândalo batizado de 'Vatileaks', que marcou o fim do pontificado de Bento 16, que reununciou ao cargo no começo do ano seguinte.

(Com Agência Estado)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page