top of page
Buscar

Paraná: UNIÃO CONTINUA COM ATRASO NO REPASSE DOS ROYALTIES DE ITAIPU AOS MUNICÍPIOS LINDEIROS

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 30 de out. de 2015
  • 1 min de leitura

​Os 347 municípios lindeiros e os afetados a montante pelo Lago de Itaipu, foram pegos de surpresa no final de setembro, quando o Tesouro Nacional suspendeu o repasse das compensações financeiras que, no nosso caso, são contabilizadas como royalties de Itaipu.


A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas - AMUSUH, confirmou que os repasses não foram efetuados devido à falta de dotação orçamentária no Ministério de Minas e Energia e está acompanhando "pari passu" a tramitação na CMO.


Já a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa aos gestores que 341 Municípios em todo o País estão na mesma situação. A Confederação informa, ainda, que já enviou ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e também para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e ao Ministério de Minas e Energia (MME).


Por meio dos documentos, a CNM solicita que sejam tomadas todas as medidas cabíveis para regularizar os repasses, mas até o momento os valores não foram depositados.


O repasse do valor a ser pago a título de royalties pela Usina de Itaipu varia de acordo com a geração de energia destinado a comercialização em cada mês. O aumento do dólar tem causado um reflexo positivo no pagamento feito aos municípios. Os valores são repassados com base na moeda estrangeira.

(Com Umuarama Ilustrado)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page