Paraná: AVIÃO METRALHADO POR CAÇA DA FAB ERA UTILIZADO EM CONTRABANDO NO PARAGUAI - Aeronave apreend
- nossavozfoz
- 28 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O monomotor prefixo PT-EXP localizado em Paranavaí (a noroeste do Paraná ), na segunda-feira (26), após ser alvo de tiros de advertência disparados pela FAB (Força Aérea Brasileira) já esteve envolvido em ocorrência de contrabando no Paraguai em setembro de 2012.
Na época, agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, do escritório de Salto Del Guairá, encontraram a aeronave com um carregamento de produtos eletrônicos e de medicamentos contrabandeados que seria descarregado no país vizinho.
A apreensão ocorreu no aeroporto de La Paloma, próximo a fronteira com a cidade paranaense de Guaíra. Foram apreendidos comprimidos para dores reumáticas, eletrônicos, acessórios para tablets, pendrive, câmeras, discos rígidos, leitores de DVD, anabolizantes, mouse, fones de ouvido sem fio e antenas de rádio. Os agentes paraguaios apreenderam ainda dois veículos para onde estava sendo transferida a carga: um Mitsubishi Montero e um Toyota.
Na ocasião, dois brasileiros foram presos durante a ação. O piloto Atilon Bezerra de Alencar e Paulo César Maidana, que estavam na aeronave. Os paraguaios Walter Daniel Casco, Milcíades Espinola e Julio Galeano Leiva, que realizavam a transferência das mercadorias, também foram detidos.
No sábado, um avião da FAB disparou tiros de alerta contra a aeronave durante uma ação de policiamento aéreo nas proximidades do município de Japorã (MS).
A Polícia Federal em Maringá está investigando o caso e deve apurar a razão da presença constante da aeronave no aeroporto de Paranavaí. Informações repassadas pela Polícia Civil da cidade indicam que o avião era visto no local constantemente há cerca de um ano. O delegado da PF, Alexander Boeing Noronha, está na cidade comandando as investigações e confirmou à imprensa que o avião é o mesmo apreendido pelo Senad em 2012.
A aeronave está registrada em nome de André Luiz Siste, um empresário brasileiro que atua em Foz do Iguaçu e que não tem qualquer registro de antecedentes. A PF diz que somente após a investigação poderá apontar se o empresário tem algum envolvimento com criminosos. No momento, os policiais ainda não conseguiram identificar os ocupantes do avião no momento em que foram localizados pela FAB.
(Com UOL)
Comments