top of page
Buscar

Foz do Iguaçu: AVANÇOS NO TRABALHO DE ARBORIZAÇÃO - Secretaria de Meio Ambiente está com várias fren

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 27 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

​Funcionários do departamento de Meio Ambiente estão trabalhando essa semana, no projeto de arborização do conjunto habitacional do Jardim Primavera. Inaugurado em etapas pelo Fozhabita, o conjunto formado por apartamentos beneficiou dezenas de famílias que viviam as margens do rio Boyci e sofriam com os constantes alagamentos.


O plantio das mudas de espécies nativas e ipês, está sendo feito nas ruas que cercam e cortam o conjunto. Todas as mudas têm mais de 1,80 metro de altura e estão recebendo escoramento para que sigam crescendo. A expectativa é que em um curto espaço de tempo, dois a três anos, já possam fornecer sombra para os moradores.


Esse crescimento pleno promoverá um corredor verde, proporcionando não só conforto térmico como o embelezamento da via. Paralelo aos serviços no conjunto será iniciado em breve a arborização na região de instalação do centro cívico do município. Nesse setor está avançando de forma rápida a implantação do parque ambiental, as margens do córrego Brasília, no bairro Vila C nova.


O projeto de arborização está sendo desenvolvido principalmente, com mudas que são repassadas por meio de compensação ambiental. A compensação é feita quando ocorrem remoções de árvores na área pública, como calçadas em frente a residências, empresas e também, em terrenos particulares em Foz do Iguaçu. A autorização é emitida apenas se houver a doação de cerca de dez mudas por planta retirada.


As espécies doadas são encaminhadas para o Horto Municipal e utilizadas na arborização das vias públicas, como também, são entregues gratuitamente toda quarta-feira, no Horto Municipal, aos moradores que procuram por essas mudas para reposição de mata ciliar e para plantar em quintais e em frente às suas residências. Na compensação são usadas espécies como ipês, pata de vaca, sibipiruna, canafístula, cedro, entre outras.


Além da arborização do conjunto habitacional do Jardim Primavera, a Secretaria de Meio Ambiente, tem feito o mesmo trabalho nos demais conjuntos entregues pelo Fozhabita, como por exemplo, da Guarda Mirim e Jardim Almada. Nos próximos dias começa o plantio na região do futuro centro cívico de Foz, onde estão localizados o Fórum, Polícia Federal, Procuradoria do Trabalho.


Será feita a arborização, com plantas já em desenvolvimento, das avenidas Pedro Basso, Portugal, José Maria de Brito e Ranieri Mazzili. Serviço que deve estar concluído até o fim de dezembro. O secretário de Meio Ambiente, João Matkievicz, informou que esse plantio, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, está dentro do plano de arborização pensado para a cidade.


Dentro dessa meta de melhorar a qualidade de vida dos moradores a Secretaria de Meio Ambiente concluiu a formação de um bosque no bairro Portal da Foz. A área de 18 mil metros quadrados, recebeu 660 mudas de espécies diversas, todas já com uma altura de dois metros, o que aumenta a resistência e as condições de desenvolvimento. Se optou pelo plantio de variedades de mudas entre nativas, exóticas, ornamentais. Isso se fez necessário, não só por ser um bosque de área fechada, mas também para garantir a própria sanidade das plantas, no caso de alguma doença.


Na região do córrego Brasília, onde está sendo feita a recuperação e implantação do parque ambiental, em parceira com a Usina de Itaipu,no projeto está avançado. Cerca de 80 famílias que ocupavam a área pública, onde o parque está sendo implantado, já foram transferidas e outras 20 também devem se mudar.


Mais de 24 hectares da área que vai se transformar em um espaço de lazer para os moradores já receberam benfeitorias, que incluem limpeza do córrego, construção de parte das calçadas, instalação de uma parte das cercas e arborização.


Em todas essas ações e realizações da Secretaria de Meio Ambiente, fazendo a arborização é importante e fundamental a colaboração dos moradores, ajudando a evitar e denunciando atos de vandalismo contra esse trabalho e as plantas.

(Com AMN)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page