top of page
Buscar

Paraná: APRENDIZADO EM COLÉGIOS AGRÍCOLAS INOVA O TRABALHO RURAL NO ESTADO - Em Foz do Iguaçu, dos 3

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 26 de out. de 2015
  • 1 min de leitura

​Em Foz do Iguaçu, dos 330 alunos de um colégio agrícola, 200 são envolvidos com técnicas rurais. A teoria ensinada em sala de aula vai direto para a terra e já resultou até em uma cooperativa.


Nilson Degarten é o presidente da entidade e leva para o campo o que aprende com os professores. "Na cooperativa já tem um preço que ajuda o agricultor no mercado", comenta.


A cooperativa produz queijos simples e temperados, e doce de leite, que já vêm sendo revendidos em mercados de Foz do Iguaçu. Dentro deste processo, muitos jovens estudantes vislumbram um futuro melhor. "A fusão do aprendizado com a prática já tem muita história de sucesso. Tem aluno que sai daqui e melhora a propriedade do pai. Tem quem quer ir além, fazer uma faculdade e continuar no campo", diz o professor Luiz Fernando Monteiro Zito.


O próprio Nilson Degarten, depois de passar de segunda a sexta-feira no colégio agrícola, vai nos fins de semana à propriedade onde os pais trabalham, em Serranópolis do Iguaçu. "No início eles desconfiavam das novidades que eu trazia para melhorar, por exemplo, a criação de suínos. Agora já escutam e aplicam", fala.


Os pais de Nilson trabalham na propriedade do Edson Alves. O filho do agricultor também estudou no colégio agrícola de Foz, formou-se em técnico de agropecuária e, agora, está cursando agronomia. "Estão sempre aprendendo coisas novas e nos passando", diz Edson Alves.

(Com RDN)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page