top of page
Buscar

Foz do Iguaçu: COMISSÃO DE TURISMO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA APROVA PROJETO DE LEI QUE DENOMINA FOZ

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 21 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

​A deputada Claudia Pereira (PSC) apresentou, recentemente, um projeto de Lei para nomear a cidade de Foz do Iguaçu como a “Capital do Turismo”. Na segunda-feira (19/10), o projeto foi aprovado, durante a Comissão de Turismo, por unanimidade. O relator do projeto foi o deputado Tercilio Turini (PPS).


Diversas questões motivaram a deputada na apresentação deste projeto, em especial o fato do município ter a maior população de fronteira do Brasil, somando 263.647 habitantes. Isso coloca Foz em uma localização privilegiada, na tríplice fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina, no centro geográfico do Mercosul.


Reconhecida como um destino turístico internacional por abrigar uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, e a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, a Itaipu Binacional, a cidade se destaca como o segundo destino na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, segundo pesquisa da Embratur.


Foz, também é considerada uma das cinco cidades brasileiras que mais recebem turismo de eventos nacionais e internacionais, conforme a Associação Internacional de Congressos e Convenções — ICCA.


Além disso, Foz está em primeiro lugar entre as cidades não capitais no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, feito pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo – Mtur. O município conta com um dos seis maiores parques hoteleiros do Brasil, com mais de 23 mil leitos e possui, ainda, uma das melhores infraestruturas do país para a realização de eventos. Seus centros de convenções são capazes de receber, juntos, 40 mil pessoas, simultaneamente.


Estima-se que o Destino Iguaçu, como é conhecido nacional e internacionalmente, recebe anualmente mais de cinco milhões de turistas, somados aos que visitam as Cataratas do Iguaçu, pelo Brasil e Argentina, a Itaipu Binacional, aos que participam de eventos e aos que se dirigem à região para fazer compras em Ciudad del Este, no Paraguai.


Somente as Cataratas do Iguaçu recebem 2,5 milhões de turistas por ano, pelos lados brasileiro e argentino do Parque Nacional do Iguaçu. Já a Itaipu Binacional recebe mais de 500 mil visitantes/ano. E os eventos atraem outros 300 mil visitantes.


Entretanto, Foz do Iguaçu também é conhecida por ser uma cidade cosmopolita, que abriga 72 etnias e vem se firmando também como polo de conhecimento e de novas tecnologias. A criação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer e com previsão de atender a 10 mil alunos brasileiros e latino-americanos, vai transformar a região em um polo de conhecimento e de atividades acadêmicas.


Por outro lado, a construção do Linhão de 500 kV, que ligará Itaipu à Assunção, vai permitir a instalação de grandes empresas, brasileiras e estrangeiras, promovendo desenvolvimento industrial da região do Alto Paraná até Assunção, em território paraguaio.


Levando em consideração todos estes pontos, a deputada Claudia Pereira acredita que nada mais justo esse reconhecimento de direito à cidade, o que de fato ela já é. "Foz do Iguaçu, a partir dessa lei, será legalmente a "Capital do Turismo" do Estado do Paraná", destacou.


Agora o projeto segue para votação em plenário.

(Com Assessoria)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page