Foz do Iguaçu: APÓS TRÊS DIAS ESCOANDO EXCESSO DE ÁGUA, ITAIPU FECHA O VERTEDOURO
- nossavozfoz
- 20 de out. de 2015
- 1 min de leitura

Após três dias liberando o excesso de água da chuva nos reservatórios , a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, fechou às 19h30 dessa segunda-feira (19) as comportas do vertedouro.
No domingo (18), entre às 10h e às 13h, a usina a vazão chegou a 4,5 milhões de litros de água por segundo - quantidade equivalente a três Cataratas do Iguaçu, que varia entre 1,2 e 1,5 milhão de metros cúbicos de água por segundo.
Durante a madrugada desta segunda-feira, a Itaipu chegou a interrompoer o escoamento de água por duas horas, entre à 0h e às 2h. Em seguida, voltou a reabrir seis das 14 comportas do vertedouro.
O excedente de água não é usado para a geração de energia elétrica e por isso é liberado dos reservatórios como forma de controle operacional da Binacional.
O execesso de água nos reservatórios ocorre por causa das chuvas localizadas no Paraná, principalmente nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que também alimentam o reservatório de Itaipu. A causa para o excesso de chuvas é o fenômeno meteorológico El Niño, de acordo com a Itaipu.
A Itaipu é responsável por cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 75% no Paraguai, segue operando normalmente.
(Com RDN)
Comments