Foz do Iguaçu: ROYALTIES ATRASADOS DE ITAIPU DEVERÃO SER PAGOS POR MP – Alta o dólar atrasou repasse
- nossavozfoz
- 18 de out. de 2015
- 2 min de leitura

O IGUASSU foi informado nessa quinta-feira (15) pelo deputado federal Toninho Wandscheer, que o repasse dos roaltyes atrasados de Itaipu deverãoo ser pagos por meio de medida provisória (MP) que suplementará o Orçamento da União.
Ainda segundo o parlamentar paranaense, a suplementação orçamentária foi necessária em razão de que, com o aumento do dólar (moeda que é o parametro para o cáculo do repasse dos royalties de Itaipu), houve um inesperado déficit finaceiro que motivou o atraso.
Wandscheer gestionou em Brasília nesta semana para a viabilização célere do repasse dos royaties atrasados e está confiante que o pagamento deverá ser feito nos próximos dias, ainda no corrente mês.
Quanto a sua preocupação sobre os impactos do atraso no repasse dos royalties, o congressista também manteve conversação com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Samek reforçou o compromisso do governo federal em efetuar o pagamento, de forma ágil, por meio de MP.
O valor dos royalties de Itaipu que não foram repassados para os cofres municipais de Foz do Iguaçu, segundo informou Wandscheer, deveria ocorrrer no dia 15/09. O valor era de, aproximadamente, R$ 6,2 Milhões, montante que poder variar, conforme a cotação da moeda norte-americana. EndFragment
Recursos para iníco das obras da Segunda Ponte
Durante o contato com o deputado Wandscherr, ele informou ao O IGUASSU, que ele, Wandscheer, defendeu na reunião da bancada de parlamentares federais do Paraná na Câmara dos Deputados nesta semana, que recursos sejam aditivados no Orçamento da União para o iníco das obras da Segunda Ponte entre o Brasil e Paraguai. A novo ponte, lingará Foz do Iguaçu a cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco.
O início das obras da nova ponte entre Foz e Presidente Franco, está previsto para 2016.
(Da Redação)
留言