top of page
Buscar

Foz do Iguaçu: LATINOWARE 2015 COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA (14) COM MAIS DE 4 MIL PARTICIPANTES - Até

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 14 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

​A 12ª Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) começa nesta quarta-feira (14), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR), e deve reunir mais de 4 mil participantes de todos os Estados brasileiros e de outros países.


O evento segue até sexta-feira (16) e tem como foco o debate sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações em áreas como robótica, segurança e privacidade, inovação, conectividade e negócios.


Nos três dias de evento, estão programadas mais de 250 atividades, entre palestras, minicursos, workshops, mesas-redondas e outras ações ligadas ao universo do software livre. A abertura oficial será também nesta quarta-feira, às 14 horas, porém as atividades já começam às 10 horas, com a palestra de Jon Maddog Hall, diretor executivo da Linux International.


Entre as novidades desta edição da Latinoware, está o 1º Fórum Latino-Americano de Hardware Livre (FLAHW), cujo destaque é o Movimento Maker, uma extensão da cultura do "faça-você-mesmo" ("do-it-yourself").


A proposta do fórum de hardware livre é disseminar o conceito de que todas as pessoas podem construir, consertar, modificar e fabricar equipamentos e soluções tecnológicas. Com a popularização de tecnologias mais sofisticadas - como drones, impressão 3D e plataformas como o Arduino -, a expectativa é que esse movimento seja o embrião para uma nova revolução industrial.


A "Internet das Coisas", que consiste, basicamente, em conectar objetos à internet, gerando ganho de tempo e facilidade para o dia a dia, também terá espaço na Latinoware 2015. O objetivo é mostrar como boas ideias podem representar uma oportunidade de mercado para empreendedores.


Atualmente, o governo brasileiro tem projetos que dão suporte a start-ups e pessoas que tenham ideias e queiram desenvolver soluções em áreas como cidades inteligentes e automação residencial.


Para aqueles que desejam aprofundar conhecimentos sobre o mundo dos negócios, a Latinoware contará com diversas palestras, em que serão apresentadas soluções em software livre para a gestão empresarial e gerenciamento de projetos.


Segurança Digital


As discussões sobre tecnologias e técnicas de prevenção e combate a crimes digitais também terão espaço na programação da Latinoware 2015. A Latin Sec reunirá especialistas, professores e profissionais que estão diretamente envolvidos com desenvolvimento e pesquisas na área de segurança da informação, direito eletrônico e privacidade.


A Latinoware 2015 oferece, ainda, atividades relacionadas a áreas como educação; ilustração, design, vídeo e animação (2D, 3D); sistemas operacionais e encontros paralelos das principais comunidades de software livre. O evento é organizado pela Itaipu Binacional, Fundação PTI-Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).


Inscrições


As inscrições para a Latinoware 2015 custam R$ 140 e podem ser feitas no dia 14 de outubro, diretamente na secretaria do evento. Haverá transporte gratuito do público a partir do Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu, ao lado da Barreira de Controle.

(Com MAXPRESS)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page