Foz do Iguaçu: CMPC FINALIZA DETALHES PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA - Reunião do Conselho
- nossavozfoz
- 12 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Detalhes finais para realização da 3ª. Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro, foram discutidos na 9ª. Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), na sexta-feira (09), no auditório da Fundação Cultural. Foram estabelecidas metas e definidas as diferentes tarefas a serem desempenhadas pelos membros do conselho.
Para o evento, são esperadas aproximadamente 200 pessoas, que serão divididas em grupos, nos seguintes eixos temáticos:
EIXO 1 – Gestão pública da cultura – fortalecimento e consolidação dos marcos legais da cultura;
EIXO 2 – Infraestrutura cultural – implantação, ampliação, diversificação e qualificação da infraestrutura cultural;
EIXO 3 – Patrimônio cultural – efetivação da política municipal do patrimônio cultural;
EIXO 4 – Cidadania cultural – Democratização do acesso à arte e à cultura entre a população.
EIXO 5 – Participação social e controle da gestão cultural – Participação da população na gestão das políticas públicas de cultura.
A 3ª. Conferência Municipal de Cultura acontecerá na sede da Fundação Cultural, no dia 16 de outubro, com credenciamento a partir das 19 horas e no sábado, dia 17, o evento será das 8h30 até o período da tarde, devendo os trabalhos serem encerrados por volta das 17 horas. Ainda é possível se inscrever pelo site do conselho: http://www.conselhodeculturafoz.com.br/.
Gestão 2013/2015 – Com a realização da 3ª. Conferência Municipal de Cultura e eleição da nova composição das organizações da sociedade civil no conselho, encerra-se a gestão 2013-2015. Após o evento, com as entidades aprovadas em plenária na conferência, aliadas aos organismos públicos, terá início um processo para eleição de uma nova mesa diretora, cujo mandato tem duração de um ano.
O presidente do CMPC, Paulo Bogler, que encerra 2 mandatos, agradeceu pelo apoio prestado no período.
“Destacamos a consolidação do conselho como um órgão independente, e que nesse período debateu todos os assuntos ligados à gestão da cultura; tratamos desde o orçamento e aplicação de recursos da Fundação Cultural, passando pela legislação de patrimônio, de incentivo à cultura, entre outros temas, demonstrando que foi um debate rico como forma de contribuir para o desenvolvimento da cultura no município,” declarou.
“A próxima gestão irá encontrar uma realidade mais solidificada para continuar fazendo as reivindicações junto ao poder público; deixamos também um acúmulo de discussões, e isso vai ampliar e aprofundar ainda mais a atuação do conselho nos próximos anos”, concluiu Paulo Bogler.
(Com AMN)
Comments