FOZ DO IGUAÇU: SEMANA DA ÁRVORE - Para comemorar a data, celebrada no dia 21, estão sendo realizadas
- nossavozfoz
- 24 de set. de 2015
- 2 min de leitura

A fim de comemorar o Dia da Árvore, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu - CEAI, vem realizando desde segunda-feira (21) diversas atividades com alunos do Colégio Adventista.
A equipe do CEAI já ministrou uma palestra para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, sobre a importância das árvores para a vida no planeta e a posse responsável. Foi explicado sobre os cuidados com as árvores, do plantio à manutenção;
Houve distribuílão de folder sobre a poda drástica de árvores, que faz parte de uma campanha contra a poda indevida. As crianças também participaram da atividade “RG da Árvore”, com o objetivo de registrar e acompanhar o crescimento, além de escolher os nomes para dois ipês roxo, plantados no ano passado, dentro do Zoológico Bosque Guarani, em comemoração ao centenário do Município de Foz do Iguaçu;
Os alunos fizeram o “RG” das árvores medindo a altura e a circunferência das árvores, além de calcular a idade de cada planta. Todos desenharam e sugeriram nomes para os dois ipês;
Uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, do Colégio Adventista, realizou o plantio de três mudas de árvores nativas no interior do Zoo, que são um ipê roxo, um ingá e uma guabiroba;
Os alunos também assistiram uma palestra sobre a poda responsável e os cuidados com as árvores;
Ação Coletiva - O Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu - CEM, fez uma ação coletiva para celebrar o Dia da Árvore, a qual foi realizada na noite desta quarta-feira, no Instituto Federal do Paraná - IFPR.
A representante da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Unila no CEM, Luciana Ribeiro, destacou que esta atividade diferenciada teve a intenção de chamar a atenção das pessoas para a importância da vegetação e dialogar sobre os motivos da poda ilegal de árvores.
Na ocasião, o CEAI fez uma exposição dos trabalhos realizados pelas escolas municipais e centros municipais de educação infantil, sobre os ipês plantados no ano passado, para comemorar o centenário de Foz. Esta atividade objetiva de acompanhar as mudas plantas e exercitar a posse responsável.
Foi apresentado o Plano Municipal de Mata Atlântica, que está em fase final de elaboração. O documento trata sobre a importância dessa vegetação para nascentes, para a qualidade do ar e a qualidade de vida.
O Coletivo Educador também lançou um Manifesto, que conta com um abaixo assinado na internet, para reverter o quadro de desmatamento em Foz do Iguaçu.
Além disso, foi apresentada uma campanha para a elaboração de um filme a partir de vídeos amadores, em que todos que tiverem o interesse de contribuir para a causa poderão participar.
Para colaborar com esta ação, o Centro de Educação Ambiental do Iguaçu - CEAI, que integra o CEM, expôs os RGs das árvores das atividades de terça-feira (22) e distribuiu um material contra a poda drástica.
Quem for prestigiar o evento, pode levar poesias, contos e charges sobre a importância das árvores, para contribuir com a parte cultural, que contou com um sarau de poesia e de canto.
(Com AMN)
Comments