top of page
Buscar

PARANÁ: SINAL VERDE PARA AS OBRAS DE MODERNIZAÇÃO DO PORTO DE PARANAGUÁ - O processo licitatório, va

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 18 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

O governador Beto Richa autorizou, nesta semana, a abertura de licitação para obras no Porto de Paranaguá. O investimento, de R$ 183 milhões, será feito com recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A obra envolve a modernização dos berços de atracação 201 e 202 e a ampliação, em 100 metros, do cais do berço 201 - sentido Oeste.


É a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá dos últimos 30 anos, realizada integralmente com recursos próprios da Appa. “Estamos pensando o Porto de Paranaguá para os próximos 20 anos”, disse Richa. “A produção de alimentos é crescente e precisamos estar preparados para atender a esta demanda, que aumentou significativamente nos últimos anos”, afirmou.


O processo licitatório, na modalidade concorrência, vai definir a empresa especializada para a execução das obras. O edital de licitação estará disponível no site da Appa (www.portosdoparana.pr.gov.br) a partir do dia 21 de setembro para consulta. A abertura das propostas será no dia 30 de outubro.

Estes investimentos, somados à obra de reforma de 1.800 metros do cais, em execução, e a ampliação do terminal de contêineres em 310 metros, já concluída, significam a completa reconstrução do porto de Paranaguá.


MODERNIZAÇÃO - A modernização dos berços e ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de 2 milhões para 6 milhões de toneladas por ano.


Cada uma das novas linhas de operação terá capacidade para carregar 2 mil toneladas de grãos por hora, com a possibilidade para receber carga de novos terminais interligados. As atuais linhas de carregamento, com mais de dez anos de uso, carregam apenas mil toneladas por hora.


Para o Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esta obra no Porto de Paranaguá complementa os investimentos feitos pelo Governo para melhorar a logística no Paraná. “Estamos atendendo as necessidades do setor produtivo. A ampliação e o repotenciamento da extremidade Oeste do Porto formará o Corredor Oeste de Exportação e é fundamental para o escoamento da produção e fortalecimento da economia do nosso Estado”, ressaltou Richa Filho.


AMPLIAÇÃO - A ampliação do berço 201 permitirá a atracação de três navios, simultaneamente, sem restrições. Isso porque, desde a construção dos berços houve uma evolução no tamanho dos navios, sem que houvesse a ampliação do cais. Com isso, um navio de grande porte, atualmente, ocupa dois berços de atracação para operar no cais do Porto de Paranaguá.

(Com AEN)

 
 
 

Kommentit


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page