SAÚDE QUER IMPLANTAR COAPES EM FOZSistema estimula integração entre ensino, serviços de saúde e comu
- nossavozfoz
- 17 de set. de 2015
- 1 min de leitura

O Secretário Municipal da Saúde, Charlles Bortolo, participou da primeira reunião para a implantação do sistema de Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Trata-se de uma parceria entre o poder público e instituições de educação ligadas à saúde, permitindo a formação profissional de graduação e residência em estabelecimentos públicos de saúde.
Entre os princípios do COAPES está o compromisso das instituições de ensino e gestões municipais, estaduais e federal do SUS com o desenvolvimento de atividades educacionais e de atenção à saúde integral. “Normalmente o estudante procura o sistema público para trabalhos de conclusão de curso.

Com o COAPES, essa integração se dá durante toda a formação, levando o futuro profissional a vivenciar a Atenção Básica, setor em que 90% dos acadêmicos irão trabalhar”, explicou Bortolo.
Participaram da reunião representantes de instituições de nível superior, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Geraldo Biesek, o chefe da 9ª Regional da Saúde, Ademir Ferreira, e o coordenador do setor de Saúde Mental do município, José Elias Aiex Neto.
“A integração entre escola e serviços precisa estar alinhada, num cenário de prática e qualidade. A integração do sistema de serviços é essencial para manter os avanços do SUS”, disse o coordenador do curso de medicina da Unila, Luiz Fernando Boff Zarpelon, que participou do encontro apresentando a política nacional de saúde e as novas perspectivas da educação em saúde.
(Com AMN)
Comments