top of page
Buscar

FOZ DO IGUAÇU: GREVE DE ELETRICITÁRIOS DA USINA DE ITAIPU SUSPENDE VISITAS À HIDRELÉTRICA - Reunidos

  • Foto do escritor: nossavozfoz
    nossavozfoz
  • 17 de set. de 2015
  • 1 min de leitura

Eletricitários do lado brasileiro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu , no oeste do Paraná, iniciaram à 0h desta quarta-feira (16) uma greve por tempo indeterminado. A categoria é contra a implantação de uma nova tabela salarial e exigem, entre outros, a equiparação dos salários entre os funcionários paraguaios e brasileiros.


Com a paralisação, as visitas tiveram de ser suspensas. Os serviços essenciais como a produção de energia, porém, estão sendo mantidos sem restrição. Reunidos em frente ao portão da usina, os grevistas impedem a entrada dos funcionários da hidrelétrica e de estudantes e servidores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).


Segundo os sindicatos das categorias que votaram pela greve, a diferença entre o menor e o maior salário do Brasil é de cerca de 18 vezes. Já do lado paraguaio, esta diferencia cai para 12 vezes.


Em nota, a direção da hidrelétrica afirmou que manterá a decisão de implantar a nova tabela salarial e que reconhece e respeita o direito de greve dos funcionários. "Nos termos da lei, a produção e a distribuição de energia elétrica são consideradas atividades essenciais que devem ser garantidas, com equipes de empregados responsáveis, para evitar que a paralisação resulte em prejuízos irreparáveis para a empresa e para a sociedade", completou.


A Itaipu é a maior hidrelétrica em produção no mundo e, com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, fornece cerca de 75% da energia consumida pelo Paraguai e 17% pelo Brasil.

(Com RDN)

 
 
 

Comments


Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Notícias Recentes
bottom of page