RICHA ENTREGA A RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO DA USINA BAIXO IGUAÇU
- nossavozfoz
- 10 de set. de 2015
- 2 min de leitura
O governador Beto Richa entregou na semana passada, a renovação da licença de instalação da Usina Baixo Iguaçu, que está sendo construída entre Capanema e Capitão Leònidas Marques. A licença foi emitida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e é um passo fundamental para a retomada das obras da usina, interrompidas há um ano. Com a licença do IAP, a Copei e a Neoenergia, responsáveis pelo empreendimento, vão discutir com o ICMBIo (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) a anuência para o retorno das obras o mais breve possível.
Richa entregou o documento em solenidade realizada no canteiro de obras da usina, com a presença do presidente da Copei, Luiz Fernando Vianna; do presidente do Consórcio Empreendedor Baixo Iguaçu, Felipe Moreira; e do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.
O investimento é de mais de RS 1,6 bilhão. A usina terá potência de 350 megawat-ts, suficiente para atender ao consumo de um milhão de pessoas.
A construção da usina começou em julho de 2013 e parou há um ano. A nova usina ficará cerca de 30 quilômetros à jusante (rio abaixo) da Usina Governador José Richa (Salto Caxias) e terá três unidades. A casa de força será do tipo abrigada e ficará no município de Capanema, na margem esquerda do rio.
Um conjunto composto por subestação e linha de transmissão também será construído para conectar a usina ao Sistema Interligado Nacional. A linha terá 60 quilômetros de extensão e ligará Baixo Iguaçu à subestação Cascavel-Oeste (também da Copel) em 230 mil volts.
No Iguaçu, já são operadas cinco hidrelétricas de grande porte: Foz do Areia, Segredo, Salto Caxias - todas de propriedade da Copel -, mais Salto Osório e Salto Santiago, estas pertencentes à Tractebel. Juntas, elas totalizam 6.674 megawatts de potência instalada.
Baixo Iguaçu será o último empreendimento energético previsto para o Iguaçu, principal rio paranaense.

(Fonte: AEN)
Kommentare